Com saúde debilitada, Juan Carlos filmado em momento de quase acidente
O rei emérito Juan Carlos livra-se por pouco de acidente à chegada em Espanha.
O estado de saúde do rei emérito Juan Carlos voltou a ser questionado depois de reveladas novas imagens em que o pai do rei Felipe VI desequilibrou-se e foi 'salvo' pelos guardas-costas.
Juan Carlos estava a sair do avião no aeroporto de Vigo na última segunda-feira, 23, quando perdeu o equilíbrio e quase caiu no chão antes de os seus guarda-costas evitarem o acidente, noticiou o diário catalão 'E-noticies'.
O rei emérito de 86 anos tem um histórico de desequilíbrios e quedas que deixaram consequências, algumas graves, como a necessidade de fazer cirurgia para colocar prótese na anca. O antigo monarca também tem alguns problemas no joelho direito e foi diagnosticado com osteoartrite, referiu aquele jornal.
Recentemente, o pai de Felipe VI começou a fazer um tratamento num hospital de Genebra, na Suíça, para ultrapassar alguns desconfortos, mas a necessidade de usar bengala já dura há anos. Juan Carlos também faz de tudo para evitar usar cadeira de rodas, embora já tenha usado algumas vezes em público.
Melhor parece estar a memória de Juan Carlos, que esta terça-feira, 24, anunciou estar a preparar a primeira autobiografia, 'Reconciliação', a ser editarda pela francesa Stock.
"Os reis não fazem confidências a ninguém, sobretudo em público. Os seus segredos são guardados nas sombras e nos corredores dos palácios: Porque é que desobedeci aos conselhos do meu pai, porque é que finalmente mudei de ideias?", disse antigo monarca num trecho do livro revelado pela 'Point de Vue'. "Tenho o sentimento de que me estão a roubar a minha própria história", escreveu ainda. "Falarei e explicarei os meus erros e más decisões".
O livro de Juan Carlos I deverá chegar às bancas em 2025.