"Deixa o papá morrer na Zarzuela... em casa!", o pedido das infantas Elena e Cristina ao rei Felipe VI
Aumenta a preocupação com o avançar da idade e com a fragilidade crescente do estado de saúde de Juan Carlos, rei emérito de Espanha.Não é segredo para ninguém que Juan Carlos, rei emérito de Espanha, tem uma saúde frágil. Com mobilidade reduzida, o pai de Felipe VI enfrenta outras complicações físicas. Soma-se a isso o avançar da idade. O emérito, que está exilado nos Emirados Árabes Unidos tem 87 anos.
Perante este cenário complicado, as duas filhas - as infantas Elena e Cristina - têm-se mostrado muito preocupadas com a situação do pai. Embora este viva rodeado de muitos cuidados de saúde, está longe da família e, sobretudo, longe de Espanha. Algo que continua a ser a sua maior dor de alma.
Acalenta a esperança que o filho volte com a palavra atrás e, assim, lhe dê autorização de regressar definitivamente à sua tão amada pátria. Esta é também a vontade das duas infantas… que o pai retorne a casa. A preocupação de Elena e Cristina é tão grande que já pediram por diversas vezes ao irmão que permita a Juan Carlos que deixe o exílio para que o seu último suspiro - quando chegar a hora - possa ser dado no Palácio da Zarzuela junto de toda a família.