Emir do Dubai furioso com fuga da princesa Haya ameaça-a: “Traidora, traiste a confiança mais preciosa”
Princesa Haya terá fugido do Dubai com os filhos depois do marido começar a desconfiar da "relação inapropriada" que ela estaria a viver com um segurança
É uma das maiores polémicas internacionais e que pode originar um conflito diplomático entre o Reino Unido e o Emirados Árabes Unidos, principalmente com o Dubai. A fuga misteriosa da princesa Haya, uma das várias mulheres do poderoso emir do Dubai, para Londres está a fazer correr muita tinta.
Agora o emir Emir al-Maktoum não esconde a raiva e mostra todo o seu descontentamento com o desaparecimento planeado da princesa Haya, de 45a anos, que fugiu com os filhos, Jalila, de 11 anos, e Zayed, de sete.. para parte incerta, mas que a imprensa internacional garante que está na capital londrina, onde poderá pedir asilo político.
"Traidora, traíste a confiança mais preciosa e o teu jogo foi revelado. Os teus dias de mentira acabaram e não importa o que nós éramos e o que és", escreve o xeque no Instagram, num poema intitulado 'Viveste e morreste'. ""Tu deixas as rédeas do teu cavalo ficarem soltas", acrescentou.
No seu site, onde costuma partilhar poemas, Emir al-Maktoum diz, em 'O Sweetheart', o seguinte: "Ó querida, nada mais há para dizer/O teu silêncio mortal esgotou-me".
Estas são as primeiras palavras do marido envergonhado, depois de ter visto uma das suas mulheres fugir e refugiar-se no Reino Unido, depois da meia-irmã do rei Abdullah da Jordânia, ter ido em segredo para Londres, onde está a tentar obter asilo político. Antes terá estado na Alemanha, mas foi-lhe recusado asilo, alegadamente por pressões do emir, um dos mais poderosos do mundo e com uma influência além Dubai.
Mas esta não é a primeira polémica com a família real dos Emirados. A princesa Latifa, filha do xeque, também fugiu do Dubai e foi depois aprisionada na Índia por comandos e obrigada a regressar a casa: "O meu pai só quer saber da sua reputação. Se virem este vídeo ou estou morta ou estou numa situação muito, muito má", disse antes de fugir
Numa primeira versão terá sido por causa do que aconteceu com a princesa Latifa que a princesa Haya teria fugido, alegando medo, mas mais recentemente foi escrito que a sexta mulher do poderoso emir do Dubai fugiu depois que o marido começou a desconfiar da sua amizade com o guarda-costas britânico.
De acordo com o 'Daily Mail', a princesa da Jordânia de 45 anos de idade "temeu pela sua vida" depois que Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum achou que a mulher e o guarda-costas eram "muito próximos". Não se sabe se as suspeitas tinham fundamento.
Outros membros da família real descrevem a relação dos dois como "inapropriada intimidade", de acordo com fontes do 'The Times'.