- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Casas Reais

Permanece o mistério. Afinal onde está Meghan Markle e as razões para o príncipe Harry ter abandonado a avó no leito da morte

A morte da rainha Isabel II revela uma nova dinâmica na família. O duque de Sussex foi o último a despedir-se da avó e o primeiro a ir embora, Meghan faz homenagem à rainha e agora há a dúvida sobre o futuro dos filhos dos Sussex.
09 de setembro de 2022 às 15:58
rainha Isabel II Foto: getty images
rainha Isabel II no campo Foto: getty images
Passeio em família Foto: getty images
Visita às tropas durante a II Guerra Mundial Foto: getty images
Brincadeiras em casa de Isabel II Foto: getty images
rainha Isabel II com a irmã, Margarida, e a mãe Foto: getty images
Isabel II num passeio em família Foto: getty images
Rainha Isabel II com a mãe, ainda bebé Foto: getty images
O dia do casamento de Isabel II com Phillip Foto: getty images
rainha Isabel II com os netos, Harry e William Foto: getty images
Rainha Isabel II com os filhos Carlos e André Foto: getty images
Amor eterno: Isabel II e Phillip Foto: getty images
rainha Isabel II com Carlos Foto: getty images
Foto oficial: Rainha Isabel II, Carlos, Diana com o bebé William o colo, a rainha mãe e Phillip Foto: getty images
rainha Isabel II no casamento do filho Carlos com Diana Spencer Foto: getty images
Encontro de família: a rainha mãe, Isabel II, Diana e Carlos Foto: getty images
Rainha Isabel II numa das suas atividades preferidas: caçar Flash

A decisão do príncipe Harry de deixar de ser membro sénior da casa real britânica há dois anos teve uma consequência emotiva esta quinta-feira, 8, com a morte da sua avó, a rainha Isabel II. O duque de Sussex foi o último a chegar a Balmoral, na Escócia, meia hora depois do anúncio público da morte da monarca. E esta sexta-feira, 9, Harry sofreu mais um golpe. 

O filho mais novo do rei Carlos III foi o primeiro a deixar o palácio onde a monarca morreu, tendo passado apenas 12 horas com a família na reunião mais íntima deste momento de luto.

pub

Nos momentos de tensão antes da morte da rainha, em que a Casa Real fez uma rara declaração sobre o seu grave estado de saúde, o então príncipe Carlos, Camilla Parker Bowles e a princesa Ana foram os primeiros a chegar a Balmoral para estar ao lado da rainha Isabel II ao longo desta quinta-feira, 8. Os príncipes William, André, Eduardo e a mulher, Sophie, chegaram em seguida, no início da tarde.

As novas casas de Meghan, Harry, Kate e William Foto: Google Maps

Apesar de Harry estar a viver a apenas alguns metros do irmão William, em Windsor, o duque de Sussex viajou sozinho para Escócia e chegou meia hora depois do anúncio público de que a rainha tinha morrido. 

pub

Nos tempos mais felizes de Harry com a família, o duque de Sussex tinha uma forte ligação com a avó Isabel II, sendo mesmo apresentado na imprensa britânica como o neto favorito da monarca. Quando Harry decidiu deixar a casa real, a rainha, Carlos e William negaram a proposta de Harry de seguir um caminho com independência financeira mas a depender de ajuda para pagar a segurança. A ideia era também dividir o tempo entre Londres e outro país da Commonwealth. 

pub

A rainha deixou claro para Harry que se queria sair, o corte seria radical. Agora, colocam-se outros problemas. A morte de um monarca dá aos netos de um novo rei o título de príncipes, automaticamente. O que faz com que Archie, de 3 anos, e Lilibet, de 1, os filhos de Harry e Meghan Markle sejam já príncipes, mas ainda não houve pronunciamento de Carlos III sobre este assunto. 

Os próximos dias 

A presença de Harry e Meghan Markle no Reino Unido quando a rainha morreu foi uma pura coincidência. Os Sussex regressaram juntos pela primeira vez desde que se mudaram para os Estados Unidos para participarem de uma série de eventos solidários. 

pub

O Reino Unido passa agora por 10 dias de luto nacional e são esperados vários eventos de homenagem a Isabel II. Harry, William e Carlos III deverão aproximar-se ao longo dos próximos dias, contudo duas novas polémicas abalam a relação: a entrevista de Meghan Markle à revista 'The Cut', publicada há cerca de duas semanas, e o livro do príncipe Harry que será publicado pela Penguim. 

Não se sabe como a relação da família está afetada devido às novas declarações dos Sussex.

pub

Meghan Markle afasta-se

O que é certo é que em mais um momento de grande perda da família real, Meghan Markle decidiu ficar afastada, tal como aconteceu quando morreu o príncipe Philip, em abril do ano passado. Esta quinta-feira, 8, quando Harry viajou para Balmoral foi primeiro anunciado que estava na companhia da mulher, horas depois a 'BBC' noticiou que o duque de Sussex na verdade estava sozinho. A viagem demorou mais do que seria esperado, daí Harry ter chegado a Balmoral meia hora depois do anúncio da morte da rainha. 

pub

A duquesa de Sussex tem permanecido calada nestas primeiras horas de perda para a família, mas o site oficial da Fundação Archwell, que é gerida pelo casal, está pintado de preto, tendo agora apenas uma mensagem: "Em memória da Sua Majestade, a rainha Isabel II. 1926-2022".

O correspondente da BBC e especialista real Nicholas Witchell especulou que Meghan estaria com receio de não ser "muito bem recebida" pela família do marido em Balmoral.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub