Rainha Sofia dá passo atrás e apoia divórcio da filha Cristina e Iñaki Urdangarín
Saiba como mudou a atitude da rainha emérita e os conselhos que deu às filhas.
A rainha Sofia de Espanha tem sido um dos maiores apoios da infanta Cristina no escândalo da traição de Iñaki Urdangarín, que levou à separação do casal. Mas a imprensa espanhola não deixa de notar as diferenças de atitudes quando o casamento da infanta Elena com Jaime de Marichalar estava em crise.
De acordo com a 'Vanitatis', a rainha emérita e outros membros da casa real espanhola foram informados que as fotografias de Iñaki de mãos dadas com Ainhoa Armentia seriam publicadas na revista 'Lecture'. Não haveria dúvidas sobre a infidelidade do ex-duque de Palma.
A rainha Sofia aconselhou a filha a divorciar-se, disse a 'Vanitatis', ao contrário dos conselhos que deu à filha Elena. Sofia estaria também a preparar uma viagem a Genebra para estar com a neta Irene, de 16 anos.
Quando a infanta Elena manifestou ao longo dos anos a vontade de pôr um ponto final no casamento, as respostas eram para ser paciente. Nenhuma infanta de Espanha tinha concluído uma separação até 2010, quando ela oficializou o divórcio.
A infanta Elena seguiu o conselho da mãe, manter-se no casamento por causa dos filhos ainda crianças. Quando a separação foi anunciada, a casa real escolheu chamar de "cessação temporária da convivência", embora o divórcio já estivesse a ser preparado.