Responsável do Spotify chama vigaristas a Harry e Meghan após fim do acordo sobre podcast milionário e a Netflix também se prepara para desistir dos Sussex
O príncipe Harry e Meghan Markle não renovaram, por mútuo acordo, projeto na famosa plataforma de streaming áudio, que apenas teve doze episódios. O outro acordo milionário dos Sussex, com a Netflix, está igualmente em risco.
Bill Simmons, responsável pela monetização e inovação dos podcasts do Spotify, deixou duras críticas ao príncipe Harry e Meghan Markle, após ter sido revelado o fim da colaboração entre a empresa de produção de áudio dos duques de Sussex, a Archewell, e a plataforma de streaming sueca.
"Adorava ter estado envolvido na negociação ‘Meghan e Harry saem do Spotify’. ‘Os Vigaristas do C******’. Era esse o podcast que devíamos ter lançado com eles", explicou no ‘The Bill Simmons Podcast’, que conduz.
"Tenho de ficar bêbedo um dia e contar da história da reunião Zoom que eu tive com o Harry para o tentar ajudar com uma ideia para um podcast. É uma das minhas melhores histórias… eles que se f****. Os vigaristas", completou.
Recorde-se que o final do acordo significa que ‘Archetypes’, o podcast de Meghan Markle, não será renovado para uma segunda temporada, tendo sido somente produzidos 12 episódios, que incluíram convidados como Serena Williams ou Mariah Carey.
O valor inicial da colaboração situava-se nos 20 milhões de dólares, cerca de 18,3 milhões de euros, mas o término abrupto levou a que as condições não tenham estado reunidas para que o montante total fosse pago.
Esta não foi a primeira vez que Simmons atacou os duques de Sussex. Em janeiro de 2022, havia afirmado: "Vivem lá no c****** de Montecito e vendem documentários e podcasts e ninguém quer saber o que têm a dizer sobre qualquer coisa a não ser que falem sobre a família real e só se queixam deles".
Os volumosos investimentos do Spotify na indústria dos podcasts, refira-se, têm levado a perdas financeiras consideráveis, depois de os mil milhões gastos nesta incursão não terem tido o retorno esperado. Como consequência, a empresa sueca já anunciou que irá cortar 200 postos de trabalho nesta área.
Por isso, Daniel Ek, CEO do Spotify, referiu à BBC que a plataforma irá ser mais criteriosa em relação às suas despesas e abriu o jogo sobre o porquê de podcasts como os de Meghan Markle e de Michelle Obama não ganharem continuidade: "Vamos ser muito diligentes sobre como é que investimos em acordos de conteúdo no futuro. Aqueles que não estão a ter bons desempenhos, obviamente que não iremos renovar. E aqueles que estão, vamos olhar para eles caso a caso baseados no valor relativo", explicou.
Depois do adeus do Spotify, há um outro acordo multimédia da ‘Archewell’ de Harry e Meghan que poderá estar igualmente condenado a um cancelamento. Segundo o ‘The Sun’, a Netflix não deverá renovar o acordo com os duques, avaliado em 95 milhões de euros, por acreditarem que o "limão já foi todo espremido", ainda que a série documental ‘Harry e Meghan’ tenha sido a mais vista de 2022.
Contudo, nem tudo são más notícias para a veia empresarial do casal. O ‘Daily Mail’ indica que Meghan Markle se poderá tornar na nova cara da Dior, num contrato que poderá chegar aos 15 milhões de euros, juntando-se assim a nomes como Rihanna, Jennifer Lawrence ou Johnny Depp enquanto figura da marca de luxo francesa, e podendo assim recuperar algum do dinheiro perdido com as mudanças recentes.