- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

Clara de Sousa reage à polémica provocada pelas suas declarações: "Não sou desprovida de bom senso"

José Rodrigues dos Santos, da RTP, e mais recentemente, Judite Sousa, da CNN, não gostaram da critica que a jornalista da SIC fez aos pivôs que estão na Ucrânia a cobrir o conflito, e "contra-atacaram". Agora, a jornalista da SIC decidiu esclarecer tudo.
11 de maio de 2022 às 08:52
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash
Clara de Sousa Flash

Clara de Sousa, de 54 anos de idade, disse que não queria ser enviada especial da SIC para cobrir a guerra da Ucrânia. Disse também que não estava disponível para viajar para a Polónia ou para Roménia, por exemplo, para noticiar o conflito que se passa no Leste da Europa. O rosto do 'Jornal da Noite', da SIC [a par com Rodrigo Guedes de Carvalho], considerou não faz sentido um pivô ir para um palco de guerra. "Fazer o quê? Fazer aquilo que as outras pessoas fazem, que é meter os seus pivôs a 500 quilómetros de onde as coisas estão a acontecer?", criticou, sem, no entanto, dizer a quem se referia especificamente: "Para isso, não me parece que valha muito a pena. Acho melhor estarmos cá."

pub

José Rodrigues dos Santos, da RTP, e Judite Sousa, da CNN, ambos pivôs e ambos enviados especiais à Ucrânia, acabaram por reagir às declarações de Clara de Sousa e a polémica instalou-se. A jornalista da SIC decidiu esclarecer tudo e até enaltece o trabalho de alguns colegas. 

"Não poderia estar mais de acordo com o que disse o meu colega [José Rodrigues dos Santos], que desde sempre foi pivô e desde sempre, e bem, esteve em cenários de guerra. Bem que ele disse que não sabia em que contexto eu teria feito as tais declarações, estranhou, é natural, porque sabe que não sou desprovida de bom senso, já me conhece há demasiados anos", começou por dizer Clara de Sousa sobre a polémica com o pivô da estação pública.

pub

E esclarece ainda: "Confrontado, ele respondeu exatamente o que eu teria respondido. Faz sempre sentido ter um jornalista no terreno , seja ou não pivô, cobrindo os vários palcos que por um ou outro motivo são notícia - tanto José Rodrigues dos Santos como Pedro Mourinho, meu querido amigo que fez um excelente trabalho em Kiev. Destaco também o trabalho da Ana Peneda Moreira que, sendo pivô da SIC Notícias, fez um excelente trabalho em Kiev nas duas vezes que lá esteve, ou a Ana Sofia Cardoso, da CNN, superfocada, a fazer o seu trabalho muito bem", aponta.

pub

Clara de Sousa garante esta polémica nasceu de uma "extrapolação enviesada" das suas declarações. "Criticar os meus colegas? Não, nunca o fiz nem pretendo fazê-lo", afiança. E esclarece que o que disse teve como exemplo o envio de Anderson Cooper, da CNN Internacional, para Lviv, a ser pivô: "É isso que não faz sentido para mim. E foi a isso que me referi. Um pivô a ser pivô no palco de guerra". 

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub