Já chega! Manuel Luís Goucha farto de tanta conversa
Assunto encerrado! O apresentador da TVI, de 70 anos, esclarece de uma vez por todas um tema do qual lhe estão sempre a falar.Manuel Luís Goucha esteve à conversa com Mafalda Castro e o companheiro desta, Rui Simões, no mais recente episódio do podcast 'Bate Pé'. Esta foi a oportunidade para voltar a abordar um tema que tem sido recorrente nos últimos tempos: saber quando é que o apresentador da TVI, de 70 anos, pensa em reformar-se.
De facto este é um assunto recorrente embora já no início de 2024, o comunicador tenha assegurado que retirar-se da televisão não está, pelo menos para já, nos seus horizontes: "Sou patrão de mim próprio, não sou funcionário desta casa [TVI]. Reformo-me quando eu, patrão, autorizar a mim próprio que se reforme", disse a Maria Cerqueira Gomes no 'Conta-me', a 6 de janeiro de 2024.
Contudo, Manuel Luís Goucha nunca escondeu a vontade de abrandar o ritmo e deixar os programas diários. Agora, nesta conversa com Mafalda Castro e Rui Simões, o apresentador respondeu assim quando questionado sobre a reforma: "Mas artistas reformam-se? Estou a colocar-me, um bocadinho, na categoria de artista, mas é assim: o Fernando Pessa foi jornalista até aos 99. Não se deixa de ser", começou por dizer.
"Eu curto no trabalho. Para mim, isso é viver. Posso fazer outras coisas e não estar todos os dias na televisão, posso ter projetos meus, um videocast. É isso que me obriga a pesquisar, a estudar, a ler, a manter-me ativo. Não quero morrer a caminho da morte. A morte está lá como um lugar garantido. Para mim e para todos. Morrer antes de morrer, não", sublinhou Goucha.
"Por exemplo, no dia em que o Ruy de Carvalho, que está com 97 anos, deixar de representar, tenho a certeza que é o fim", explicou para acrescentar ainda: "Sou patrão de mim próprio. Eu, Manuel Luís Goucha patrão, não autorizo que o Manuel Luís Goucha empregado faça isso. Claro que também me quero dedicar aos negócios ligados à agricultura, mas o Rui é melhor do que eu nisso."