Portugal atacado em dia de visita do Papa
Um ataque informático em larga escala afetou os sistemas de comunicação em Portugal, Espanha e os serviços de saúde em Inglaterra. Os computadores ficam com o ecrã azul, clientes ficaram sem sinal de televisão e o correio eletrónico foi corrompido.
Um ataque informático em larga escala está a afetar empresas portuguesas e espanholas de telecomunicações, mas também uma das maiores consultoras financeiras a operar em Portugal e vários hospitais e centros de saúde em Inglaterra.
A ofensiva dos 'hackers' [piratas informáticos] ocorreu esta sexta-feira, 12 de maio, de manhã, precisamente no dia da visita do Papa Francisco a Portugal, e afetou os sistemas da Portugal Telecom, no Porto, em Coimbra e Lisboa e ainda o sistema informático da consultora financeira internacional KPMG. "Os computadores afetados ficaram com o monitor azul e não ligaram mais" e os serviços de televisão da PT foram afetados havendo clientes que, desde a manhã, estão sem sinal de emissão.
Os trabalhadores da empresa portuguesa de telecomunicações foram aconselhados, por segurança, a desligarem os seus computadores da rede. Os clientes da PT foram alertados "de que há um vírus perigoso a circular na internet" e aconselhados a ter cuidado na navegação na rede e ao abrirem o seu correio eletrónico.
A Polícia Judiciária (PJ) teve conhecimento do ataque informático massivo durante a manhã e a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e a Criminalidade Tecnológica (UNC3T) fez diligências no sentido de apurar a verdadeira amplitude do problema.
Entretanto, também em Portugal, a EDP (elétrica) cortou o acesso à internet da sua rede para prevenir o risco de ataque informático aos seus sistemas.
Em Espanha, o ataque foi feito à empresas espanholas de telecomunicações Telefónica e Vodafone, noticiando a imprensa espanhola que "um vírus desconhecido provocou a paragem dos computadores afetados", ficando o monitor azul e tendo aparecido nalguns equipamentos uma mensagem a pedir o pagamento de uma quantia em 'bitcoins', uma moeda de troca virtual.
No Reino Unido, o ataque dos piratas informáticos afetou hospitais e centros de saúde, que tiveram de desviar centenas de doentes para outras unidades, tendo o mesmo ataque em larga escala afetado o sistema informático do Sistema Nacional de Saúde (NHS).