_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Polémica

Vítima da própria fama: o rombo de Ljubomir Stanisic que perde muitos milhares

O 100 Maneiras foi o único restaurante 'despromovido' no conceituado Guia Michelin. O bósnio desvaloriza mas a saída da lista pode trazer dissabores.
26 de fevereiro de 2025 às 21:57
Ljubomir Stanisic Foto: Instagram
Ljubomir Stanisic Flash
Ljubomir Stanisic, Pipopca Mais Doce, Ana Garcia Martins, Hell's Kitchen, SIC Foto: Instagram
Ljubomir Stanisic Flash
José Mata e Ljubomir Stanisic Foto: Tiago Sousa Dias
Ljubomir Stanisic, Hell's Kitchen Foto: Instagram

Ljubomir Stanisic foi apanhado de “surpresa” com a “notícia menos boa” por o seu 100 Maneiras ter perdido a Estrela Michelin, que tinha conquistado em 2020. A lista dos restaurantes estrelados pelo Guia Michelin ficou conhecida na noite de terça-feira, 25 de fevereiro, durante a gala que teve lugar no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

pub

“Foi e está a ser um ano particularmente difícil para a restauração em Portugal… Por isso, foi uma surpresa e uma notícia menos boa no meio de outras bem piores — como o fecho de muitos restaurantes, sobretudo os de gestão independente, sem grupos económicos por trás”, reagiu o chef jugoslavo em declarações ao 'Observador'.

Na atribuição dos prémios deste ano, Ljubo foi o único "despromovido". "O nosso objetivo não são os prémios, sendo somente um reconhecimento do trabalho feito diariamente. E este ano, como nos outros anos, foi feito muito trabalho e muito investimento de todos os que integram o projeto 100 Maneiras", aponto o chef jugoslavo ao 'Boa Cama Boa Mesa'.

pub

Nascido em Sarajevo e naturalizado português, Ljubomir Stanisic tornou-se num dos chefs mais mediáticos do País. A sua personalidade tempestuosa e os programas de televisão tornaram-no no 'chef dos infernos'. A linguagem forte é a sua imagem de marca. Muitas das suas palavras foram causando polémica ao longo do caminho. Mas a fama tem um preço.

E essa pode ser uma das razões que está por trás de ter perdido a tão valorada estrela. Na entrevista a Daniel Oliveira, no programa 'Alta Definição', transmitido pela SIC, no final de setembro de 2024, antes da estreia de mais uma edição de 'Hell’s Kitchen', Ljubomir Stanisic referiu-se ao galardão como um "Dodot". “A Estrela Michelin é como Dodot, serve para limpar o cu. Dá estatuto, é útil, mas agora só serve para pagar contas”, afirmou, então, o chef do 100 Maneiras.

pub

E se a estrela servia para pagar contas, agora, que caiu, pode trazer milhares de prejuizo ao chef Ljubo. Ter uma estrela Michelin à porta ainda é um excelente chamariz para clientes que estão dispostos a pagar muito dinheiro por um serviço destinguido pelo prestigiado guia.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub