'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Fala o marido de Goucha

"Estação não tem estrutura profissional." O melhor diagnóstico sobre o que se passa na TVI não foi feito por nenhum diretor nem administrador da empresa. Foi Rui Oliveira quem melhor explicou o que esteve na origem da súbita derrota da TVI.
22 de março de 2019 às 07:00
rui oliveira
rui oliveira

A forma como a TVI está a reagir à perda da liderança para a SIC, ao fim de 150 meses consecutivos a ganhar, indicia que, na verdade, a TVI continuava à frente da concorrência sem saber como nem porquê. Um conjunto de pessoas, mais ou menos talentosas, geria o passado, sem rasgo nem liderança, e vivia da falta de ideias e de orçamentos da concorrência.

Um dos indícios mais fortes de que as vitórias da TVI resultavam cada vez mais da inércia, e não da energia, é o facto de o melhor diagnóstico sobre o presente e o futuro da empresa vir de um elemento que lhe é estranho, e não de qualquer um dos seus responsáveis.

Na verdade, tal diagnóstico certeiro vem do marido de Manuel Luís Goucha, envolvido, este ano, numa rocambolesca novela que o deu como certo, sucessivamente, na SIC, na TVI como apresentador e no programa do marido como repórter, até regressar à casa de partida, como ilustre desempregado.

É a Rui Oliveira que devemos a melhor explicação para o súbito desnorte da TVI, incapaz de reagir à subida da SIC. Ouçamos Rui Oliveira: "A TVI esteve muito tempo parada com os louros na mão. E ainda nem sequer se preparou para a guerra. Não tem estrutura profissional, desde o diretor de programas à edição. Logo, não a posso elogiar."

A TVI reagiu de forma simples. "Ele não está na TVI e não estará mais na TVI." Creio que faz mal. Devia, pelo contrário, convidá-lo para uma reunião estratégica, e ouvir o diagnóstico. Muitas vezes, o mais difícil é encontrar quem diga cruamente o que vai mal numa estrutura.              

MASSACRE EM DIRETO

Um atentado transmitido em direto pelo terrorista, pelas redes sociais. O ataque a duas mesquitas na Nova Zelândia é um novo patamar do horror global. Ignorar as imagens é censurar a realidade. Só conhecendo o mal poderemos combatê-lo, e derrotá-lo. Os jornalistas devem exercer o dever de noticiar, sem censura.  

À BEIRA DA SAÍDA

Depois de ter sido desautorizado pelo próprio Governo, com o primeiro-ministro a dizer que tinha ficado perplexo com o acordo e que tinha pedido explicações, Gonçalo Reis foi abandonado também pela Federação Portuguesa de Futebol, que denunciou o protocolo com a RTP. Aproxima-se o fim do mandato de um presidente que não ficará na história.

TVI NA FASE DOS "ACORRENTADOS"

Logo depois da estreia do 'Big Brother' na TVI, no ano 2000, o desespero da SIC levou Emídio Rangel a apostar numa série de produtos que, analisados a esta distância, não faziam qualquer sentido nem tinham qualquer hipótese. Foi a fase dos "acorrentados", reality que prendia concorrentes sem qualquer emoção nem empatia. O programa da nudez, estreado pela TVI no domingo, inaugura a "fase-acorrentados", na TVI. Receitas absurdas e sem sentido, condenadas ao fracasso. 

O FALHANÇO DA RTP2

Um mero olhar para os produtos e para as audiências fazem-nos ver como é irrelevante a RTP2. Não haverá forma de resolver essa irrelevância? Quando a exibição do 'Laranja Mecânica', segunda-feira, mais do que duplica o resultado do canal, alcançando um share acima dos 3% (o canal está na casa do 1 e meio por cento) dá ideia de que seria fácil inverter o rumo. Por exemplo: por que razão não há teatro português?

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável