'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O Sporting é uma nação

Ao longo do Verão, a queda de Bruno de Carvalho e a luta pela sucessão transformou-se numa novela televisiva que movimenta paixões, e também audiências, que vão aumentar até ao dia dos votos.
22 de agosto de 2018 às 15:05
Debate Sporting
Debate Sporting

Se há certeza que resulta do Verão é que a relevância do Sporting está verdadeiramente enraizada na sociedade portuguesa. Provam-no as enormes audiências televisivas das emissões que acompanharam os sucessivos episódios de derrocada da gestão lunática de Bruno de Carvalho, e a consequente salvação do clube às mãos da maioria silenciosa que o derrubou. Aqui chegados, as eleições para o próximo líder sportinguista serão, de alguma forma, as primeiras organizadas em plena era de explosão das coberturas noticiosas nos canais de informação.

Até agora, o FC Porto nunca teve, sequer, uma verdadeira disputa eleitoral já com televisões privadas no País. Já o Benfica erradicou o cancro Vale e Azevedo antes mesmo da mera existência de canais de cabo. Enquanto isto, no Sporting, lembro-me bem, Bruno de Carvalho foi eleito poucos dias depois do arranque da CMTV, numa fase em que a revolução na informação televisiva mal tinha começado, estagnada que estava nas escolhas passivas do canal, a SIC Notícias, que dominava o mercado a seu bel-prazer.

Agora, tudo será diferente, e o dano reputacional causado aos candidatos que faltaram ao primeiro debate eleitoral (na CMTV, precisamente) aí está para o provar. Dos 7 candidatos, faltaram 3. Estou certo que Frederico Varandas, apontado como um dos favoritos, estará arrependido de ter faltado, porque abriu terreno à credibilização de um enorme adversário, José Maria Ricciardi.

A paixão com que o País acompanha uma batalha clubística pode chocar alguns. Mas desenganem-se: essa paixão vai crescer ainda mais até ao dia das eleições. 

Audiências de agosto

Com o ciclismo, a RTP1 recupera. Agosto tem ligeira subida. A SIC continua em queda. Pode agravar este mês mínimos históricos obtidos em Julho. Curiosa é a quebra da TVI: líder, mas com queda de cerca de 1 ponto percentual. Encolhe mais depressa do que se pensava o auditório das generalistas em sinal aberto. 

José Figueiras

Dentro do espírito de proactividade máxima que caracteriza a nova direcção da SIC, há boas e más decisões (como é natural), há muita precipitação (como também é normal numa equipa jovem), e há  verdadeiros acontecimentos: o regresso de José Figueiras, mesmo com um modelo repescado da Internacional, é uma excelente notícia para a televisão em Portugal. 

O clássico dos clássicos

Faz todo o sentido que a RTP1 transmita em directo a Volta a Portugal em bicicleta. Este ano, mais uma vez, tratou-se de um trabalho competente, e que concretiza o conceito de serviço público no sentido mais nobre: a ligação ao País. Além disso, apesar do desgaste simbólico sofrido pela modalidade por causa do doping, o ciclismo é um desporto de massas. Basta ver como o povo se continua a juntar na berma da estrada. Aqui fica o elogio: longos anos para a Volta, no canal 1 da RTP.

Em  defesa de José Manuel Mestre

A pergunta do jornalista José Manuel Mestre, da SIC, sobre se havia, ou não, uma "desmesurada preocupação com as vidas humanas" no fogo de Monchique, voltou a libertar as garras putrefactas das hienas nas redes sociais. Conheço bem José Manuel Mestre, um jornalista experiente e de grande  qualidade. Um momento infeliz, num directo, não põe em causa a formação ética e humana exemplares deste profissional.

 

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável