'
Luísa Jeremias
Luísa Jeremias No meu Sofá

Notícia

'Dança Comigo' ou como a RTP sofre por ser a RTP

A RTP é uma panela de sopa de gosto estranho, onde se juntam muitos ingredientes, com características próprias, que na verdade não se conseguem harmonizar entre si. E é isso que é preocupante.
17 de março de 2023 às 06:00
...
Dança Comigo, RTP Foto: RTP

Nota prévia: eu não tenho nenhum "fraquinho" pela RTP, respeito o trabalho que faz, como respeito o da concorrência, mas há questões que dão que pensar. Como esta.

Neste momento, a RTP 1 divide a sua programação em três gémeos: os programas para um público sénior, que segue a estação desde que se lembra e se mantém leal aos seus gostos antigos, que vão desde 'O Preço Certo' até ao 'Bom dia Portugal', e os programas que tentam cumprir a sua função de serviço público – como as séries de assinatura nacional e financiamento público, que abundam na estação – e, finalmente, os programas de grande audiência, que tanto podiam estar num canal público como privado, como é o caso de 'Dança Comigo', de 'Taskmaster' ou de 'MasterChef'.

Ou seja, a RTP é uma panela de sopa de gosto estranho, onde se juntam muitos ingredientes, com características próprias, que na verdade não se conseguem harmonizar entre si. E é isso que é preocupante. E não é só por se tratar de um canal público, feito com o dinheiro dos contribuintes, blá, blá blá. É mais complicado do que isso: a RTP1 é um canal cheio de boas intenções, com uma grelha preocupada em agradar a "gregos e troianos" – ou seja, a todos os portugueses – e que por tanto e tão variado querer dar, não consegue encontrar o seu caminho.

É concorrente das privadas? É popular? É um modelo de produção nacional? É exatamente o quê e a quem serve? E depois vem o resto: a RTP2. Se existe um primeiro canal alegadamente a competir com as privadas, poderia caber à 2 o papel de cumprir deveres e obrigações de serviço público. Mas não, a RTP2 simplesmente não existe... porque nem sequer sabemos o que tem para oferecer – e garanto que ali passam coisas fantásticas.

Em marketing é comum dizer-se que sem comunicação não há mensagem que passe. Eu não tenho dúvidas que um dos principais problemas da RTP (1 e 2) é ter receio de comunicar, de se dar a conhecer e, depois, disso, tomar as opções certas para que a mensagem chegue aos destinatários, ou seja, ao público. Enquanto tal não acontecer, os programas, por ótimos que sejam, serão sempre "mal empregues". Falta ser 'sexy', falta ser "trend", falta "sair do armário" e assumir uma identidade. Quando isso acontecer, voltamos a falar.

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...

Mais Lidas

+ Lidas