'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

O Benfica, a TVI e a RTP

Se Luís Filipe Vieira tivesse deixado sair João Félix de borla e começasse a perder jogos e campeonatos, ia para a rua. Rosa Cullell mantém-se em Queluz de Baixo, apesar da desgraça. E a vergonha na estação pública?
29 de junho de 2019 às 13:50
joao felix
joao felix Foto: Instagram

Venha daí comigo, caro/a leitor/a, neste meu raciocínio: o Benfica é campeão há 10 anos consecutivos

no futebol, nem Sporting nem FC Porto lhe fazem cócegas. O clube tem algumas lacunas, é uma verdade, mas a sua estrutura está muito à frente dos outros e lá vai conseguindo disfarçá-las aos olhos do público. O seu plantel, com muitos dos melhores jogadores, técnicos e administradores do País, faz também a diferença. O trabalho do presidente, obviamente, é incontestável. Porém, de um momento para o outro, ele deixa o seu principal craque ir, de borla, para um dos rivais, convencido pelo seu egocentrismo ou vaidade de que a vitória, essa, nunca estará em risco.

O que aconteceu, entretanto, com a saída do tal craque? O Benfica começa a perder, jogo após jogo,

e imediatamente a hegemonia no futebol português transfere-se para o Sporting. Ou para o FC Porto. Os erros do presidente acumulam-se. Entram e saem jogadores, os que estão, alguns dos melhores do País, são engolidos pelo rival, a estrutura deixa de ser forte como uma rocha. Vive-se na Luz um clima de medo, desconfiança, insegurança e intriga.

O clube está virado do avesso. Assim, de um momento para o outro. A desgraça é tanta, caro/a leitor/a, que até o 2º lugar na Liga está em risco.

Num clube cotado em bolsa, com acionistas e muitos milhões em jogo, continuo sem perceber uma coisa: o presidente, por quem passa toda a gestão, mantém-se estranhamente imaculado na sua cadeira. Sim, como já percebeu, não estou a falar do Benfica, estou a falar da TVI. Como é possível não haver uma demissão?

A RTP, que se aproxima a passos largos do 2º lugar – mais por demérito da TVI do que por mérito seu –, é um fartote. Depois de se saber que a direção de Informação travou a notícia exclusiva de Sandra Felgueiras sobre os escandalosos prémios na TAP (Flor Pedroso pode desmentir o que quiser que a verdade é esta), decidiu ignorar os Jogos Europeus, que decorrem em Minsk. Sem uma equipa de reportagem na capital da Bielorrússia, a coisa – os nossos atletas a ganharem medalhas – vai-se resolvendo com fotos de arquivo nos noticiários. Numa estação pública onde nunca falta dinheiro, uma decisão editorial destas devia fazer rolar várias cabeças. Que vergonha!

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável