'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Desastre fatal

A nova novela da TVI, 'Na Corda Bamba', confirma o pior dos cenários: nada do que passa na estação de Queluz de Baixo reúne a preferência dos portugueses.
21 de setembro de 2019 às 07:00
dalila carmo, na corda bamba, tvi
dalila carmo, na corda bamba, tvi Foto: D.R.

1. A esperança era muita em Queluz de Baixo com a nova novela, 'Na Corda Bamba', mas os dois primeiros episódios vieram confirmar que, neste momento, a TVI até pode colocar no ar o melhor produto do mundo – o que não é aqui o caso –, seja ele de informação, entretenimento ou ficção, que a maioria dos portugueses está sintonizada na SIC. Mas pode ser que o autor, Rui Vilhena, e o seu elenco de luxo, como Dalila Carmo, Pêpê Rapazote, Margarida Vila-Nova ou Maria Emília Correia, ainda consigam uma gracinha numa estação à beira do caos. 

Para já, contas feitas, a estreia de 'Na Corda Bamba', no último domingo, 15, foi a pior da última década na TVI, com 932 700 espectadores – à mesma hora, nesse dia, só para termos uma ideia da desgraça que assola em Queluz de Baixo, 'Golpe de Sorte' teve mais 370 mil espectadores. Pior: na segunda-feira, 16, ou seja, de um dia para o outro, a história perdeu 197 mil espectadores.         

2. Gosto de ver César Mourão em 'Terra Nossa' aos sábados à noite, na SIC. O programa é leve e boa onda. Mas às vezes traz-nos outras (boas) coisas, como aconteceu no último episódio. Em Paris, o humorista deu-nos a conhecer vários portugueses, velhos e novos, homens e mulheres, ricos, pobres e remediados, e mostrou-nos ainda, sempre com os emigrantes de sorriso no rosto, a vida dura que já tiveram. A fazer rir, quase nos fazia chorar. Tirando alguns excessos do ator, bem evitáveis, sou fã do seu trabalho neste formato.

3. Segunda-feira, dia 16. RTP1, SIC e TVI fazem um barulho tremendo à volta da entrevista ao futuro primeiro-ministro de Portugal – é verdade, ainda não votámos e já sabemos que o próximo chefe de Governo é António Costa ou Rio. Como já calculava, detestei o formato. Termos Maria Flor Pedroso, Clara de Sousa e José Alberto Carvalho em estúdio a fazer perguntas e a moderar este duelo político não esclarece ninguém, por mais que os três jornalistas tivessem a lição bem estudada. Para mim, uma entrevista é um frente a frente. Olhos nos olhos. Jornalista e entrevistado. E por isso não me enganei quando, no mesmo dia e praticamente à mesma hora, mudei de canal. Preferi ficar a ver Jerónimo de Sousa e Octávio Ribeiro, na CMTV.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável