
As audiências da CMTV continuam a surpreender e os últimos números referentes ao horário nobre do canal, em outubro, traduzem-se num crescimento de 11,4 % em relação ao período homólogo no horário tradicionalmente conhecido por ser o de maior consumo e investimento publicitário.
Feitas as contas, o canal do Correio da Manhã, que já é líder no cabo há 34 meses consecutivos em todos os dias do ano, registou uma média de 150 mil espectadores por dia no horário nobre. A medição e a compreensão do comportamento das audiências, numa era marcada por enorme competitividade entre canais e programas, já deixou de ser um tema que interessa apenas às direções de programas, profissionais do meio televisivo ou anunciantes.
Têm sido cada vez mais os espetadores atentos e interessados que me questionam sobre a diferença entre rating e share. A compreensão destas duas ferramentas é fundamental para melhor perceber o que está em jogo na guerra das audiências televisivas.
Sempre que ouvir falar de rating, entenda-o como o número médio de pessoas que viram um determinado programa ou canal de televisão. Se considerarmos que em Portugal existe um total de cerca de 10 milhões de espetadores, 1% de rating traduz-se, com pouca margem de erro, a 100 mil espectadores. O rating é crucial para se sentir a verdadeira dimensão em termos de audiência de um canal/programa.
Por outro lado, quando a referência é o share está perante o valor comparativo que permite aferir, em percentagem, sobre os canais e os programas que obtiveram-durante o mesmo período ou até no mesmo dia- a preferência dos espetadores em relação aos conteúdos concorrentes emitidos no mesmo período ou dia. Este valor é particularmente importante para as direções de programas, agência de meios e anunciantes porque permite concluir de forma assertiva sobre a competitividade e quota de mercado. Para se chegar ao share de um canal ou programa tem-se sempre como referência a totalidade de pessoas que estavam com o televisor ligado naquele momento ou naquele dia.
O share médio mensal da CMTV durante o mês de outubro foi de 4,4 % o equivalente a 85050 espectadores (rating) que acompanharam em permanência o canal. Números que mantém e consolidam o canal do Correio da Manhã no primeiro lugar nas audiências, à frente da SIC Notícias e TVI24.