
Bárbara Guimarães já se afirmou há muito tempo como um exemplo a seguir para quem infelizmente padece de cancro. Ao invés de se entregar à fatalidade tão cruelmente típica da doença, a apresentadora decidiu enfrentá-la com sorrisos, mensagens positivas e uma dose de esperança à qual não consigo ficar indiferente.
Depois de um confronto difícil, em tribunal, contra um ex-marido violento o destino convocou-a para uma luta desigual. O tumor na mama alterou-a, virou-lhe a vida do avesso, mas ainda assim não conseguiu apagar-lhe a vontade de sobreviver e ser feliz.
As últimas fotografias e textos partilhados nas redes sociais são o espelho de uma mulher que aprendeu a dar valor às coisas mais singelas da vida. O pão fresquinho da padeira Ti Bela; a dedicação extremosa aos filhos Dinis Maria e Carlota; o carinho pela avó que já ultrapassou os 90 anos; a preocupação com os hábitos de vida saudável; a intensidade experimentada a cada viagem, fazem de Bárbara Guimarães uma mulher cada vez mais forte.
A aparição na última edição dos Globos de Ouro (SIC), emotiva e ao mesmo tempo reveladora da força que tem em frente às camaras fez-me acreditar que Bárbara Guimarães ainda tem muito para dar à televisão. Tenho saudades de vê-la nessa condição, tantas foram as emoções que me fez viver no passado. ‘Chuva de Estrelas’, ‘Furor’, ‘Duetos Imprevistos’, ‘Mentes Brilhantes’, ‘Terceiro Elemento’, ‘Oriente’, ‘Sociedade das Belas Artes’, ‘Páginas Soltas’, ‘Família Supestar’. Estes são apenas alguns dos formatos que simbolizam a assinatura de Barbara Guimarães na caixinha mágica.
As coisas mais simples da vida podem ajudar a tornarmo-nos mais fortes e melhores. A bom tempo Bárbara Guimarães seguiu esse caminho e os resultados estão à vista de todos.