'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

A nova estreia de Maria

A 'Tua Cara Não me É Estranha' teve uma estreia positiva. Assim que os “agricultores” da SIC saíram do ar, a TVI passou para a liderança e acabou por ganhar o dia. Bons augúrios para o novo projeto de Cerqueira Gomes.
24 de maio de 2019 às 14:55
Maria Cerqueira Gomes
Maria Cerqueira Gomes Foto: Liliana Pereira

A escolha de substituto para uma personalidade televisiva de relevo que decide abandonar um canal é sempre complicada. Há duas escolas predominantes em Portugal. A primeira, e que teve o seu pico no passado, indica que substituir alguém implica fazer uma rutura epistemológica, para que os espectadores esqueçam, simplesmente, quem foi substituído.

O exemplo clássico foi a troca de Catarina Furtado, na apresentação do 'Chuva de Estrelas', por alguém que estava nos antípodas. Na altura, a escolha de Emídio Rangel, na SIC, recaiu sobre José Nuno Martins, alguém que, à época, se houvesse bolsa de apostas, não teria mobilizado um único defensor.

José Nuno Martins fez o programa, não fez esquecer Catarina Furtado, mas abriu caminho a Bárbara Guimarães, que acabou por suceder a Catarina Furtado depois do ensaio falhado de José Nuno Martins, ou seja, algum tempo mais tarde e sem sobreposição direta.

A outra forma de substituir uma estrela que escapa de um canal foi praticada, agora, pela TVI. Com a saída de Cristina Ferreira, entrou alguém com semelhanças com a sua antecessora, e que é da mesma faixa etária. Porém, com alguns traços distintivos, e é neles que a estação aposta para marcar a diferença.

Da saloia para a nortenha, da loura para a morena, de Cristina para Cerqueira Gomes. Maria tem ainda um longo caminho a percorrer. Suceder diretamente a Cristina dificulta-lhe a tarefa. Mas o desempenho e o resultado na primeira experiência fora da órbita de Goucha são ambos de bom augúrio.                                 

O BENFICA E A TELEVISÃO

Todos os anos, por esta altura, o futebol celebra o campeão, e como o futebol é um desporto que move multidões, há sempre praças cheias, alternadamente em Lisboa e no Porto. Este ano, a cobertura dos festejos foi competente pela generalidade das televisões. A ausência de distúrbios facilitou o clima de festa.

SOS CRISTINA

Claro que a crescente aposta da TVI em colocar na generalista formatos mais apropriados ao cabo facilita a tarefa da SIC. Mas colocar Cristina Ferreira em dose dupla, e assim "tapar o buraco " das 7 da tarde, se é certo que pode ganhar facilmente, cria, pelo menos, o risco de dar mais um passo rumo ao cansaço de imagem da nova estrela da SIC. Não é boa ideia. 

DEBATES ELEITORAIS

A profusão de debates é um movimento inverso ao das votações. Quanto mais debates existem, maior parece ser o desinteresse dos eleitores e maior parece ser a abstenção. Domingo, a abstenção deverá voltar a subir para níveis recorde. Segunda-feira, o debate da RTP1 com todos os principais cabeças de lista teve praticamente duas horas e fez apenas 4,5% de share, percentagem que mal daria para eleger um eurodeputado. A conversa foi tão plácida que no final nem o mais atento espectador terá conseguido reter uma ideia. Assim é difícil.

O POÇO SEM FUNDO

Há semanas, avisámos aqui que o excesso de mexidas nas 7 da tarde, por parte da TVI, podia deitar tudo a perder. Estava em causa o cão Max. Logo nesse dia, a TVI mudou a programação. Desde essa altura, já mudou muitas outras vezes. Segunda-feira passada, a TVI fez 9,7% de share nesta hora, com um especial informação, número inimaginável para um canal até há pouco tempo líder incontestado. O poço terá fundo?

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável