'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Espectadores em fuga

A SIC alarga a margem sobre a TVI, em perda em todos os horários menos nas novelas portuguesas. Mas, numa comparação mais abrangente, o que predomina é a queda dos canais tradicionais.
07 de maio de 2019 às 15:55
teelvisão
teelvisão

Num mercado que tem uma nova ordem, o fator predominante é a queda continuada dos canais tradicionais, um movimento de perda que tem sido constante e que, tudo indica, irá continuar.

Em apenas 4 meses, entre janeiro a abril deste ano, os generalistas, RTP1 e 2, SIC e TVI, viram fugir um total de 50 mil pessoas por minuto. É uma multidão que abandona a cada instante do dia as formas clássicas de fazer e de ver televisão. O balanço pode ser feito a propósito do primeiro trimestre de liderança da SIC, que se completa em abril, e que se traduz já numa vantagem a rondar os 2 pontos percentuais: a SIC fecha o mês com 18,9%, e a TVI fica-se pelos 17%.

O canal 3 superioriza-se à concorrência em praticamente todos os horários do dia, sendo ultrapassado apenas numa parte do noticiário das 20 horas, e depois, durante a emissao das novelas portuguesas de horário nobre, área em que a TVI continua imbatível.

Mais tarde, perto da meia noite, a  SIC recupera a dianteira quando emite uma novela da Globo. Um dia típico de televisão em Portugal resume-se à liderança constante do canal de Balsemão, com uma breve interrupção para a ficção nacional da TVI. Apesar da liderança consolidada, a verdade é que até a SIC perde 6 mil espectadores por minuto entre janeiro e abril. Uma queda ligeira, quando comparada com a da TVI, que, no mesmo período, perdeu praticamente 40 mil pessoas. Uma estação com os espectadores em debandada - eis o retrato atual do canal que foi líder durante 150 meses consecutivos. As voltas que a vida dá!                                 

 

45 anos, 35 de abril

No melhor pano cai a nódoa. No aniversário da revolução do 25 de abril, o Telejornal do canal 1 fez a celebração trocando os dias, certamente por erro de simpatia. 35 de abril, 45 anos, a sequência errada passou por todos os crivos, e permaneceu no ar durante a reportagem. Combater os erros é urgente!

Arrepiante

Os desmandos do mundo da moda, e o tratamento desumano, muitas vezes autoinflingido, que afeta as próprias profissionais da indústria, ficou bem patente na arrepiante imagem da modelo que desfalece na passerelle, e acaba por morrer, segundo os primeiros relatos por falta de alimentação. Uma imagem chocante mas que deve passar como alerta.

 

O direto é como o algodão

A predominância da reportagem em direto está instituída na televisão portuguesa. Televisão é direto, e isso nota-se, sobretudo, nas estações de informação nacional, no cabo. Alguns acontecimentos prestam-se a horas intermináveis, como é o caso do futebol. Ora, o direto é, para os jornalistas, como o algodão: não engana. O momento em que Paulo Garcia vislumbra o "Terreiro do Paço e o Arco do Triunfo" numa coreografia bracarense exigia ajuda imediata da regie. Falhou toda a cadeia.

Relegado para o cabo

É nestes pequenos sinais que se vai medindo a temperatura das notícias, do impacto dos protagonistas, da segurança das opções editoriais, sobretudo as mais polémicas e dificilmente defensáveis junto de uma redação constituída por jornalistas, profissionais da liberdade: Sócrates lá voltou à TVI, desta vez para responder a Sérgio Moro, mas agora já afastado do Jornal das 8, da generalista, para as 7 da tarde, no cabo.

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável