
Há três fatores principais que podem transformar um reality show num sucesso. Em primeiro lugar, há os formatos que recriam algo com que nos identificamos, construindo uma ilusão de realidade do nosso dia-a-dia. Depois, há formatos que criam um ambiente que nos faz sonhar, e que ambicionamos partilhar. Finalmente, o terceiro fator de sucesso é a criação de heróis, ao lado de quem acompanhamos a narrativa e por quem torcemos até ao fim.
Do primeiro conjunto de programas, os que criam realidades com as quais nos identificamos, o melhor exemplo é o Big Brother. Recriava um quotidiano frágil, simples e extraordinariamente repetitivo, ou seja, recriava a nossa vida, e passava-a na televisão.
Do segundo grande grupo de formatos bem sucedidos, ou seja, dos casos de programas que criam ambientes que nos fazem sonhar, e para os quais gostamos de olhar, há dois exemplos principais: a Quinta das Celebridades, e o ainda em exibição Quem Quer Namorar com o Agricultor?.
A terceira receita de sucesso para um reality show, a criação de um herói com quem estamos dispostos a seguir numa aventura, é mais rara, e só acontece com fenómenos como o Zé Maria, que ficará para sempre na memória dos portugueses como a personagem perfeita deste tipo de programas.
Agora fechemos os olhos e pensemos num conjunto de pessoas nuas, com frio e com vergonha de passearem na rua, em tarefas incompreensíveis, até para os próprios. Eis Começar do Zero. É o grau zero do reality show.
Audiências de marçoA SIC fechou o mês com 19,1% de share, contra 18% da TVI. A estação de Queluz de Baixo só conseguiu superiorizar-se ao canal 3 em 10 dos 31 dias de março. Vitória em toda a linha. Os canais da RTP, juntos, ficam-se por 13,5%. Agora, veremos quantos meses terá a nova liderança. O reinado da TVI acabou.
HumilhanteQuem Quer Casar com o Meu Filho? foi descontinuado pela TVI, conforme revelou o Correio da Manhã. No final daquele que terá sido o último programa, a apresentadora Leonor Poeiras despediu-se com um "conto consigo daqui a uma semana!" Mais uma profissional da TVI humilhada pela estação. Não terá sido avisada atempadamente?
A lixeira da bolaJavardo. Substantivo masculino, sinónimo de javali. Em sentido figurado, designa quem não mostra boa educação, ou quem mostra falta de cortesia e de delicadeza. Já no caso da "besta negra", com José Nuno Martins e Jorge Andrade, aqui tínhamos sublinhado como o futebol leva pessoas de qualidade a perderem momentaneamente o garbo, a civilidade e até a inteligência. Agora, o embaixador Seixas da Costa, um dos homens do Conselho Geral Independente da RTP, chamou javardo ao técnico do FC Porto. Os trabalhadores da RTP terão corado de vergonha.
Pujante informaçãoNoticiários invariavelmente no top das audiências, em todos os canais. Programas de investigação jornalística em crescimento, Acompanhamento de acontecimentos relevantes com a profusão de enviados-especiais de vários canais a diversos pontos do globo. Independentemente de fraquezas e forças, mais ou menos conjunturais, de cada projeto, o jornalismo dá cartas no mercado televisivo. Portugal fica a ganhar.