'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

César Mourão tramado

‘Terra Nossa’ bate-se com a polémica e mediática ‘Casa dos Segredos’. Mas quatro episódios apenas provam que a SIC não sabe trabalhar bem os seus programas.
09 de junho de 2018 às 07:00
César Mourão, Terra Nossa, SIC
César Mourão, Terra Nossa, SIC Foto: Cofina Media

1. Chama-se ‘Terra Nossa’, é apresentado por César Mourão, passa aos domingos à noite na SIC e é uma lufada de ar fresco na televisão portuguesa, sem ser – como é que eu hei-de dizer? – nada de transcendente. Afinal, o humorista limita-se a andar de terra em terra a entrevistar familiares e amigos de algumas das estrelas da Selecção Nacional, que está a caminho da Rússia, país anfitrião do Mundial, que arranca já na quinta-feira, dia 14. O produto é tão leve e divertido, que, quando acaba, ao fim de 45 minutos, deixa os espectadores em casa com vontade de ver mais. Esse é o melhor elogio que lhe posso fazer.

E não admira por isso que as audiências dos dois primeiros episódios, primeiro com Cristiano Ronaldo, na Madeira, e depois com Rui Patrício, em Leiria, tenham sido excelentes, tendo em conta a estação que é, a viver uma grave crise financeira e de audiências. Se, com o avançado do Real Madrid e capitão da equipa das quinas, ‘Terra Nossa’ prendeu ao pequeno ecrã 975 mil portugueses, o segundo, com o guarda-redes, atingiu a marca de 1 milhão e 100 mil. Mais: o programa de César Mourão concorre com o polémico e caro ‘reality show’ ‘Casa dos Segredos’, da TVI, para o qual perde por poucos, mesmo não tendo sido minimamente promovido pela SIC, deixando no ar que quase ninguém acreditava no seu potencial em Carnaxide.

E assim talvez se explique melhor o facto de terem sido feitos apenas quatro episódios de ‘Terra Nossa’ – os outros dois são com Fernando Santos, o seleccionador nacional, e William Carvalho, médio do Sporting. Eu gostei do que vi, prometo que vou ver o que falta, e só lamento que esta aposta tenha sido envergonhada.

2. Há dias, perguntava-me um amigo: "Porque é que a RTP, que tem dos melhores profissionais, tanto no entretenimento como na informação, tem mais meios humanos e técnicos, e pode gastar dinheiro como ninguém para ter produtos de luxo – Mundial de futebol, por exemplo –, não tem melhores audiências?" Pensei uns segundos e expliquei-lhe: "Porque lhes falta tudo o resto, a começar por quem manda, que percebem pouco de televisão." Nuno Artur Silva (administrador) e Daniel Deusdado (director de Programas), de saída após um mandato de três anos na estação pública, encaixam bem na minha resposta ao David.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de O Tal Canal

Um João único

Um João único

Não conheço ninguém desta selva, que é a TV, que diga algo de negativo sobre o apresentador/ator. Pelo contrário.
Fernando Mendes na TVI?

Fernando Mendes na TVI?

Já convidado algumas vezes pela TVI, por vários diretores, na última década, com direito a um salário milionário, Fernando Mendes nunca aceitou. Terá chegado o momento do apresentador mudar de vida?
Sem avioneta

Sem avioneta

As audiências vão ser, mais um ano, da TVI, apesar de todos os esforços de Daniel Oliveira
Mais um desastre na SIC

Mais um desastre na SIC

O desgastado ‘Terra Nossa’, de César Mourão, passou no sábado e no domingo, na SIC. Não chegou ao meio milhão.
Força, Mariana!

Força, Mariana!

Com uma treinadora assim, não há sonhos impossíveis. Que inteligência, personalidade, classe e educação

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável