Alerta da nova variante da Covid-19 em Portugal: Graça Freitas revela que "há casos em investigação em Lisboa"
Graça Freitas admitiu que a estirpe Omicron é uma variante de "preocupação". E que já há casos em estudo. "neste momento há casos em investigação em Lisboa, não se pode dizer que são casos suspeitos", admitiu. Hoje Portugal teve 12 mortos e 3364 infetados por Covid-19.
A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, visitou este sábado o centro de vacinação da Covid-19 de São Domingos de Rana em Cascais. Graça Freitas foi questionada sobre a nova variante da Covid-19 e disse que esta é uma variante de "preocupação".
Graça Freitas disse que "neste momento há casos em investigação em Lisboa, não se pode dizer que são casos suspeitos" da nova variante da Covid-19.
Apelou a todos os que vieram da África Austral e de Angola - país onde se encontra o presidente da república, Marcelo Rebelo de Sousa - devem dirigir-se a uma farmácia e realizar um teste "gratuito" antigénio à Covid-19 e, cinco dias após chegarem a Portugal, voltem a realizar o teste. "Se for positivo vão entrar automaticamente no sistema e vão ser encaminhados devidamente através da SNS 24 e serão acompanhados por médicos em domicílio ou em hospital", afirmou.
"Obviamente que adaptamos e que estamos atentos à nova variante", acrescentou a diretora-geral da Saúde.
Note-se que Portugal já suspendeu os voos para e vindos de Moçambique.
A variante está a provocar tanta preocupação que o Reino Unido já exige quarentena de dois dias a todos os viajantes.
Graça Freitas falou também da aprovação da vacinação das idade entre os 5 e os 11 anos, aprovada pela EMA. Destacou igualmente a importância da vacinação nas idades entre os 12 e os 17 anos.