_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
The Mag - The Daily Magazine by FLASH!

O pesadelo na cozinha agora é dele: Ljubomir Stanisic está a perder milhares por mês e luta para salvar negócio na restauração

Perda da Estrela Michelin levou a um rombo financeiro no 100 Maneiras do famoso chef que, num momento difícil, disse ter sofrido com traições por parte do staff. Com menos 40% de faturação mensal, sem o ordenado de sonho da SIC, enfrenta ainda um processo milionário em tribunal, enquanto luta para se manter à tona, num pesadelo que o fará, certamente, reviver um dos anos mais dramáticos da sua vida, quando foi obrigado a fechar o seu restaurante de sonho, depois de ter acumulado uma dívida de meio milhão.
Por Rute Lourenço | 17 de novembro de 2025 às 19:56
Ljubomir Stanisic enfrenta dificuldades financeiras e judiciais no negócio da restauração Foto: Flash

Num instante, tudo mudou. Ao longo dos últimos anos, Ljubomir Stanisic gozou de um certo fôlego financeiro que consegue ser raro no setor da restauração. O seu premiado restaurante 100 Maneiras corria-lhe bem e o sucesso era alavancado por um mediatismo para lá do espaço, conquistado pela sua participação em programas televisivos, que lhe valeram uma transferência da TVI para a SIC (que está agora em tribunal com um processo milionário, mas já lá vamos).

No entanto, 2025 começou com uma má notícia que acabaria por ter um impacto profundo nos negócios de Ljubo e que marcaria a toada de um ano que se está a afigurar muito duro para o chef, com forte perda de rendimentos e mudanças profundas a que teve de se adaptar, com cortes e uma resiliência a que já está habituado por ter enfrentado problemas semelhantes no passado.

pub

Numa entrevista recente ao 'Observador', Ljubomir não deixou margem para dúvidas: a queda da Estrela levou-o a perder 40% de faturação por mês. “Eu próprio estou a passar por essa crise porque pago contas e não chego ao break even (ponto em que as receitas totais de uma empresa se igualam aos seus custos totais) no final de mês. Por isso tenho que me reinventar. Tenho que fazer conceitos que tragam mais pessoas. Por isso, o que estamos a fazer é tentar sobreviver no meio de um lago de m**** onde estamos todos", disse, na mesma entrevista, justificando que, no meio deste momento difícil, teve ainda de lidar com algumas traições, por parte do próprio staff. "Continuei a cozinhar igualmente e a fazer o mesmo trabalho. Perdi alguns empregados que fogem quando se perde uma estrela, que não são leais. O resto continua tudo igual, sem medo nenhum."

Ljubomir Stanisic Flash
Chef Ljubomir Stanisic enfrenta desafios após perda de Estrela Michelin em Lisboa Flash
Ljubomir Stanisic Flash
Ljubomir Stanisic Flash
Ljubomir Stanisic Flash
pub

Sobre a queda da Estrela, o chef não tem dúvidas de que não perdeu a distinção devido a uma quebra de qualidade, mas sim ao facto de falar demais,  principalmente depois da entrevista ao 'Alta Definição' em que afirmou que "a estrela Michelin é como Dodot, serve para limpar o cu. Dá estatuto, é útil, mas agora só serve para pagar contas”.

"Fui avisado por 20 chefs que ia perder estrela a seguir à entrevista ter ido para o ar”, afirmou, acrescentando que quer recuperar a distinção, mas por mérito e que não vai correr atrás do prejuízo.  “Também não vou chupar p*** a ninguém. Hoje em dia, para teres uma, duas ou três estrelas, acho que é mais importante tu conheceres pessoas certas, estares no momento certo e com gente certa. Eu não sou esse tipo de pessoa", disse ao 'Observador' com a frontalidade habitual.

pub

Só que o rombo é real e Ljubomir sente-o nos mais pequenos detalhes. Até porque no verão deste ano sofreu ainda uma outra grande quebra nos seus rendimentos pessoais, com o fim do contrato com a SIC, que lhe valia um ordenado de 15 mil euros por mês, que podem nem chegar para pagar o litígio com a sua antiga a estação, que lhe exige 1 216 785,94 euros por, alegadamente, o chef ter quebrado o seu vínculo com o canal para assinar pela concorrência. Sobre este assunto, o chef mantém o silêncio mas é inegável que vive o seu momento mais duro desde há muito tempo, e que o faz certamente regressar a um passado que só quererá esquecer.

Ljubomir Stanisic Foto: Instagram
Ljubomir Stanisic Flash
Ljubomir Stanisic Flash
Ljubomir Stanisic Foto: Tiago Sousa Dias

UM ANO DE MÁ MEMÓRIA

pub

Ljubomir está habituado a cenários difíceis e, muito antes de se tornar um chef celebridade, passou por um momento bastante doloroso, quando em 2008, o seu restaurante 100 Maneiras de Cascais, em parceria com José Avillez, faliu, com as divergências entre os dois chefs a ditarem o fim do espaço.

"O projeto durou oito meses, provavelmente porque não aguentámos as nossas diferentes maneiras de ver as coisas, de trabalhar", revelou Ljubomir, que na altura ficou com o espaço, que agora tem aberto em Lisboa, mas também com uma dívida milionária.

pub

"Perdi 90% dos amigos. Quando estamos bem e temos dinheiro toda a gente é nossa amiga, mas quando estamos sentados num lago de m**** a nadar até ao nariz, raramente alguém entra lá de joelhos e te dá a mão para te tirar dela", recordou, acrescentando que, apesar de ter uma dívida de meio milhão às costas, investiu milhares em "copos de cristal e toalhas com goma", num processo de aperfeiçoamento do restaurante que o levaria à conquista da Estrela Michelin, que agora tenta a todo o custo recuperar sem baixar os braços e com inúmeras ideias e projetos para o 100 Maneiras.

Saber mais sobre

pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub