Estas são as melhores praias secretas para mergulhar a dois passos de Lisboa
São uma boa opção para quem quer fugir das multidões e aproveitar o mar nos dias de maior calor, sem ir para longe.Continua a ser o plano de eleição do verão, um dia passado na praia com o calor característico da estação e a possibilidade de nos refrescarmos em belas e límpidas águas de mar. O pior é que nos dias mais apetecíveis há uma corrida geral até estes locais e, como tal, trazemos aqui algumas praias mais secretas, verdadeiros tesouros escondidos, que podem ser uma boa opção para fugir às multidões, e conhecer outras paisagens, principalmente para quem mora em Lisboa e pretende uma opção mesmo a dois passos.
Praia do Ribeiro do Cavalo
O acesso a esta praia pode ser complicado, mas muitos concordam que vale a pena. Pode-se chegar de barco ou caiaque, ou através de um pequeno trilho pedestre algo sinuoso. A autarquia de Sesimbra caracteriza-a como “uma das praias mais belas da região. A areia branca e a água azul-turquesa são iguais às fotografias e dão-nos a sensação de estarmos num destino tropical”. Tenha atenção, a praia não dispõe de equipamentos de apoio ou vigilância.
Praia da Mijona
Esta praia é apenas acessível por mar.
Empresas ligadas à Estação Náutica de Sesimbra organizam regularmente passeios pela costa entre Sesimbra e o Cabo Espichel, com visitas a grutas, praias secretas e, por vezes, avistamento de golfinhos. As saídas partem do cais Espadarte, no Porto de Recreio de Sesimbra, a partir das 9h00, mediante marcação, e a viagem dura cerca de 10 minutos. Luís Martins, da Batnavó Tours, afirma que "70% das vezes a água é azul-turquesa, como na Polinésia Francesa".
A BolhasTour realiza duas saídas diárias com paragens em praias como a do Ribeiro do Cavalo, Cova da Mijona e Baleeira, incluindo mergulhos com equipamento e câmara, para mais tarde recordar. Já a Mega Dive foca-se na exploração do fundo marinho da costa de Sesimbra, sendo especializada em mergulho.
Os passeios de descoberta incluem paragens e mergulhos no Ribeiro do Cavalo, ou na praia da Mijona, que tem um antigo abrigo de pescadores, recentemente renovado.
Praia do Inferno
Rumo ao cabo Espichel, protegido dos ventos vindos do Atlântico, encontram-se grutas e enseadas como a praia do Inferno, também conhecida como praia do Penedo, marcada por um arco natural na falésia e um ilhéu a 25 metros da costa. Frequentada por pescadores, o acesso é feito por mar ou por trilho, segundo a empresa Caminhando, que promove caminhadas e aventuras nesta região.
Praia da Baleeira
Com acesso por trilho, a partir da Azóia, chega-se à praia da Baleeira, conhecida pelas águas transparentes, seixos brancos e ambiente natural. Protegida do vento e ondulação por formações rochosas, é ideal para mergulho e snorkel, como destaca a BolhasTour. O percurso termina nas ruínas do Forte de São Domingos da Baralha, junto à formação da Chã dos Navegantes.