Este ano há três eclipses e dois são já no mês de março. Descubra as melhores formas de apreciar o fenómeno
Prepare-se para observar estes fenómenos astrológicos e saiba que cuidados deve ter nesse momento.Este ano serão visíveis no nosso país três eclipses e dois deles acontecem já no mês de março, por isso, fique a conhecer os horários e que preparativos tem de fazer se quiser presenciar qualquer um destes fenómenos da natureza.
14 de março e 7 de setembro são as datas que deve anotar se quiser presenciar os eclipses totais da lua. Estes serão visíveis a partir de qualquer ponto do País, desde que o céu esteja limpo e o permita. No dia 14, o eclipse começa pelas 5:10h da madrugada, atingindo o seu ponto máximo pelas 6:58h. Já no dia 7 de setembro, terá inicio pelas 17:27h, atingindo o ponto máximo pelas 19:11h. Já no dia 29 de março irá poder ver o eclipse parcial do sol.
Mas para ver em segurança, que cuidados deve ter na observação de um eclipse?
É verdade que na sua essência, os eclipses lunares não apresentam qualquer tipo de perigo para a saúde daqueles que o observarem, não sendo assim preciso tomar medidas de precaução.
Já para os eclipses solares não se recomenda que olhe diretamente para o astro. Para estes, existem óculos de proteção aprovados e recomendados pela União Europeia para que, ainda assim, possa observar o eclipse. Par além disto, os especialistas recomendam que a observação seja feita enquanto estiver imóvel ou sentado.
Se, por acaso, é daqueles que gosta de desafiar as recomendações e encontrar outras soluções, saiba que também não é aconselhável ver o eclipse por uma câmara ou telescópio já que não contêm as lentes necessárias.