Alerta TVI! 'Casa Feliz' vence pela primeira vez e Cristina é chamada já por Moniz para as manhãs
Desde dezembro de 2022 que o programa de João Baião e Diana Chaves não batia o 'Dois às 10', de Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz. Este resultado ajudou a SIC a vencer o mês de outubro por escassas 3 décimas. Moniz exigiu o regresso de Cristina às manhãs já esta sexta feira dia 3.
É caso para João Baião dar uma dezenas de saltos bem característicos, que são a sua imagem de marca. Pela primeira vez este ano o 'Casa Feliz', co-apresentado com Diana Chaves, chega ao fim do mês como vencedor das audiências dos programas da manhã, batendo o 'Dois às 10', de Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz.
A última vez que o formato da SIC foi o mais visto entre as 10h e as 13h aconteceu em dezembro de 2022. Em outubro, o programa teve uma audiência média de 285 600 espectadores, contra 270 100 do concorrente da TVI.
Esta pequena grande vitória acabou por contribuir decisivamente para o triunfo da SIC sobre a TVI, como canal mais visto no último mês, o que acontece por uns inacreditáveis 57 meses consecutivos. A margem continua, porém, a ser muito curta, com a SIC a ter um share de 14,9% contra 14,6% da TVI.
Obviamente que soaram alarmes em Queluz de Baixo e medidas foram tomadas no imediato. Segundo avançou a 'TV Mais', Cristina Ferreira recebeu ordem de José Eduardo Moniz para voltar de imediato à condução do programa da manhã, novamente ao lado de Cláudio Ramos (como fazia na SIC), o que deve acontecer já esta sexta feira, dia 3. Maria Botelho Moniz, na fase final da sua primeira gravidez, deixa finalmente o formato, podendo concentrar-se na chegada do seu bebé menino.
Este cenário, regresso à apresentação em 'daytime', nunca foi algo que Cristina Ferreira tinha como objetivo, mas a vontade do diretor-geral da estação prevaleceu e a comunicadora não tem outro remédio.
Até agora Cristina tinha recusado regressar onde foi sido muito feliz, dizendo que esse tempo já tinha passado. Contudo, apesar de haver opções no canal, como Mafalda Castro, que chegou a ser hipótese mas que acabou por ser "recusada", Moniz tudo fez para que Cristina mudasse de ideias. E nisto terá tido a ajuda de Mário Ferreira, o "patrão" do canal, que já tinha deixado o recado público de que a TVI não é "do Moniz nem da Cristina".
Cristina corre aqui um risco grande, pois pode ser vítima do seu sucesso. Se o se regresso às manhãs significar vitórias de audiências dificilmente terá margem para recusar continuar neste horário, que é muito importante não só no confronto direto com a SIC, mas também para fazer o lançamento do 'Primeiro Jornal', que continua atrás do rival direto de Paço de Arcos.
Voltando às audiências, a RTP1 fez 10,8%, tendo ganho apenas duas vezes, quando transmitiu jogos da caminhada da seleção nacional rumo ao Euro 2024, nos dias 13 e 16. Em termos globais, o programa mais visto da televisão generalista em Portugal no mês de outubro foi a gala dos Globos de Ouro, da SIC.