_

- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Drama

Conheça Rodrigo, o menino que emocionou Portugal com o seu pedido de socorro para o INEM e que quer ser cirurgião

Enquanto a mãe, Naidilley Pinto, estava inconsciente, o rapaz de nove anos descreveu tudo o que estava a acontecer sem nunca perder a calma. O comovente áudio da conversa com o operador do INEM tornou-se viral nas redes sociais esta quarta-feira. "Fiquei extremamente orgulhosa e grata, porque sinto que ele me salvou a vida", disse agora Naidilley.
Por Joana Guterres | 12 de fevereiro de 2026 às 10:34
Rodrigo Pinto e a mãe, Naidilley, reúnem-se com a equipa do INEM na Escola Básica João Roiz Foto: INEM
Rodrigo com a mãe, Naidilley Pinto Foto: Correio da Manhã
Rodrigo Foto: INEM
Rodrigo Pinto e a mãe, Naidilley, reúnem-se com a equipa do INEM na Escola Básica João Roiz Foto: INEM
Rodrigo Pinto Foto: INEM
Rodrigo Pinto Foto: INEM
Rodrigo Pinto Foto: INEM

Rodrigo Pinto, de 9 anos, tornou-se num verdadeiro herói depois do INEM ter divulgado o áudio do seu pedido de socorro para o 112.

Foi no dia 5 de dezembro que a sua mãe, Naidilley Pinto – que sofre de problemas cardíacos e tem um pacemaker – perdeu os sentidos enquanto conduzia perto de Malpica do Tejo, em Castelo Branco, onde vivem.

pub

Rodrigo, que estava também com os irmãos gémeos mais novos, Daniel e Gabriel, ligou de imediato para o número nacional de emergências e manteve sempre a calma enquanto explicava ao operador do INEM o que estava a acontecer. As informações que Rodrigo forneceu durante os 20 minutos da chamada permitiram às equipas de socorro chegar atempadamente ao local.

O áudio da conversa tornou-se viral esta quarta-feira e está a comover o País:

pub

Citado pelo 'Correio da Manhã', Rodrigo disse que "quer ser médico-cirurgião para ajudar pessoas com o mesmo problema da mãe" e contou: “Quando a vi desmaiar fiquei aterrorizado, mas ela já me tinha dito o que fazer caso alguma vez isto acontecesse: peguei no telemóvel dela e liguei para o 112 (...) Não sei como tive tanta calma. Não consigo explicar. Só queria ajudar a minha mãe. Estava com medo que ela morresse e tinha receio da reação dos meus irmãos que estavam a dormir no banco de trás".

pub

Naidilley explicou o que sentiu antes de desmaiar: "Senti a visão a ficar turva, um aperto forte no peito e percebi que ia desmaiar. Só tive tempo de encostar e desligar o carro. Não me lembro de mais nada". Sobre a atitude do filho, não esconde o orgulho: “Fiquei extremamente orgulhosa e grata, porque sinto que ele me salvou a vida. Chorei por horas".

João Dias, o técnico do INEM que estava do outro lado, elogiou o rapaz, que frequenta o 4.º ano.

pub

"Há adultos que não têm esta calma", começou por dizer. "Este menino é um autêntico herói. Salvou a mãe e protegeu os irmãos numa situação de extrema dificuldade", acrescentou.

“Não foi só a forma como manteve a calma que me impressionou, foi o seu conhecimento da condição médica da mãe e a sua capacidade para nos descrever em detalhe os sintomas numa altura em que devia estar certamente apavorado”, afirmou ainda.

pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub