- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Casas Reais

Juan Carlos passou por Portugal para acompanhar obras da mansão de Cascais

A "Operação Cascais" já está em marcha e o rei emérito de Espanha está próximo de se mudar para cá.
Por FLASH! | 09 de julho de 2025 às 08:09
Juan Carlos, funeral Aga Khan IV Foto: Lusa
Juan Carlos chega a Galiza Foto: Cofina Media
Juan Carlos Flash
Juan Carlos, funeral Aga Khan IV Foto: Lusa

O rei emérito Juan Carlos I enfrenta uma fase delicada da vida. Aos 87 anos, a sua saúde tem-se deteriorado visivelmente e os sinais de fragilidade são cada vez mais evidentes nas raras aparições públicas, estando maioritariamente relacionados com a sua mobilidade: caminha com dificuldade, apoia-se numa bengala, mas recusa-se a ser visto numa cadeira de rodas.

pub

Até agora encontrava-se exilado na capital dos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi, mas dada a sua atual mobilidade reduzida e a distância de Espanha que obriga a longas viagens de avião, esta opção tornou-se pouco viável. Surge assim Portugal como a solução mais prática e discreta: próximo de Espanha, mas longe do escrutínio intenso da imprensa espanhola.

Depois de várias visitas ao nosso país, Juan Carlos decidiu fixar-se em Cascais, e a casa já está escolhida. Trata-se de uma mansão de luxo com vista para o mar, atualmente em remodelações profundas para se adaptar ao seu frágil estado físico. De acordo com o 'El Nacional' estão a ser instaladas rampas, corrimões e zonas de passagem alargadas, para garantir uma maior acessibilidade.

pub

Apesar das limitações, o pai de Felipe VI não quis delegar a supervisão da obra. Visitou pessoalmente o local, numa deslocação privada feita a partir de Sanxenxo, onde se encontra há algumas semanas. Juan Carlos quer garantir que tudo está preparado para a mudança definitiva, que deverá acontecer ainda este mês.

Recorde-se que o rei emérito já viveu em Cascais durante a sua juventude e mantém por cá muitos amigos, entre eles Francisco Pinto Balsemão, as famílias Pereira Coutinho e Espírito Santo, e até o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Ainda considerou voltar em 2020, mas na altura as condições que Abu Dhabi lhe oferecia eram mais apelativas.

pub

Saber mais sobre

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub