- Lei Transparencia - Ficha técnica - Estatuto editorial - Código de Conduta - Contactos - Publicidade
Notícia
Casas Reais

Sapatos trocados, doença e até uma morte. Todos os azares do dia do casamento do rei Carlos III e Camilla

Se pensa que sabe tudo sobre os obstáculos ao casamento de Carlos e Camilla, nem imagina todos os problemas que os dois enfrentaram no dia da cerimónia.
09 de abril de 2024 às 20:14
Camilla Parker Bowles e o príncipe Carlos Flash
Camilla Parker Bowles e Carlos Flash
Camilla Parker Bowles e Carlos Flash
Camilla Parker Bowles e Carlos Flash
Camilla Parker Bowles e Carlos Flash
príncipe carlos, camilla Flash
Rei Carlos e rainha Camilla Foto: Instagram
Rei Carlos III e rainha Camilla Foto: Medialivre
carlos, camilla Flash
carlos, camilla Flash

O rei Carlos III e a rainha Camilla estão a celebrar 19 anos de casamento esta terça-feira, 9 de abril, uma união que na verdade tem mais de 50 anos, muitos dos quais vividos em segredo e com polémicas. 

As histórias de infidelidades, reprovações das famílias, dos filhos, já foram assumidas pelos protagonistas, mas sobre o dia da cerimónia íntima pouco de sabe. Além de décadas de obstáculos, a rainha Camilla e o rei Carlos III tiveram de enfrentar vários azares no dia do casamento. A começar pelo local do casamento civil. 

pub

Quando fizeram o anúncio do casamento em fevereiro de 2005, Carlos e Camilla queriam que a união no civil fosse realizada no castelo de Windsor, noticiou a 'Newsweek', no entanto, três dias depois o palácio alterou o local da cerimónia para Guildhall, por uma questão burocrática. Para casar no castelo de Windsor, o local teria que ter licença legal para realizar cerimónias de casamento. Se isso fosse feito, qualquer cidadão teria o direito de solicitar o casamento no castelo. 

Depois da cerimónia no civil em Guildhall, o casal seguiu para uma bênção na capela de São Jorge.

pub

Lista de convidados pequena

A cerimónia no civil contou apenas com os membros mais próximos da família de Carlos e Camilla, mas duas ausências marcaram o evento. A rainha Isabel II e o príncipe Philip desejaram felicidades ao casal mas falharam aquele momento. Como chefe da igreja de Inglaterra, Isabel II considerou que não devia estar no casamento de dois divorciados, principalmente por o ex-marido de Camilla, Andrew Parker Bowles, ainda estar vivo. A princesa Diana tinha morrido oito anos antes. 

Uma morte adiou o casamento

pub

Com tudo pronto para Carlos e Camilla finalmente casarem a 8 de abril, uma tragédia adiou a cerimónia por 24 horas. O papa João Paulo II morreu no início daquela semana e as cerimónias fúnebres iam decorrer precisamente na data prevista para o casamento real. Isabel II pediu ao filho Carlos que estivesse no Vaticano em representação da família real, motivo que fez o então príncipe de Gales casar pela segunda vez no dia 9 de abril.

Os nervos de Camilla

Camilla ficou tão nervosa na semana do casamento que sofreu uma crise crónica de sinusite, que a levou a ficar de cama na casa de uma amiga. No dia do casamento, a agora rainha teve de fazer um esforço para levantar-se.

pub

Sobre o estado mental, Camilla partilhou com a escritora Tina Brown em 2022 que estava "bastante nervosa". "Por alguma razão desconhecida, calcei um par de sapatos, e um tinha um salto de dois centímetros e meio e o outro tinha um salto de cinco centímetros. Por isso, quero dizer, que salto!", acrescentou.

"Não havia nada que eu pudesse fazer", disse Camilla. "Estava a meio caminho antes de me aperceber e [a rainha Isabel II] pôde ver. Ela riu-se e disse apenas: 'Lamento muito'. Ela tinha um bom sentido de humor."

pub

Depois, o casamento de Carlos e Camilla pareceu decorrer com mais tranquilidade.

pub

Vai gostar de

você vai gostar de...
pub
pub
pub
pub

C-Studio

pub