A ajuda de Liliana Campos em momento de angústia que Júlia Pinheiro não esquece
Júlia Pinheiro admite período difícil em que a mão amiga de Liliana Campos foi fundamental.
Júlia Pinheiro confessou que foi Liliana Campos quem a ajudou num momento difícil em que estava a passar pela menopausa sem o apoio médico necessário.
"Eu estava muito triste, muito chateada, muito frágil, muito despersonalizada. Estava a sentir que a minha essência se estava a perder num sítio qualquer. Não estava a ir para um sítio bom nem saudável", contou a apresentadora na conferência 'Fica bem falar de... Menopausa', no Teatro Tivoli, em Lisboa, citada pela 'Nova Gente'.
Liliana Campos "estava a dizer que eu estava com um triste e eu estava a dizer que ela estava maravilhosa e cruzámos [informações]. Ela deu-me táticas. A Liliana foi muito responsável por este processo que fiz depois e que resultou muito bem", declarou.
Liliana nunca escondeu ter passado por um momento complicado com a menopausa precoce, e que isto inclusive impediu o seu sonho de ser mãe. "A menopausa continua a ser um tabu. Falei do que passei no programa da Cristina Ferreira e a seguir recebi várias mensagens de mulheres. Comecei a notar várias mudanças no meu corpo, a ter afrontamentos e uma grande resistência ao sono. No dia em que comecei a ser seguida pela doutora Ana Rita Victor, na consulta de Smart Aging, tudo mudou. Foi o primeiro dia do resto da minha vida. Nos primeiros 15 dias de medicação senti logo muitas alterações positivas", contou a apresentadora do 'Passadeira Vermelha' em 2019.
Mais tarde, numa entrevista à 'Caras', Liliana contou também que antes dos tratamentos o casamento com Rodrigo Herédia também passou por uma crise. "Não estando bem comigo, não conseguia entregar-me a uma relação", afirmou.
As crises nas relações na altura da menopausa parecem ser comuns. Um estudo publicado há um ano e meio pelo 'Journal of Epidemiology & Community Health' avaliou a qualidade de vida de 259 mulheres com idades entre 50 e 59 anos que passaram pela menopausa natural. O estudo concluiu que 51,4% das mulheres na menopausa tinham baixa qualidade de vida.
A falta de informação tanto da mulher como do parceiro (ou parceira) pode gerar stress e afetar a intimidade do casal.
A menopausa pode apresentar sintomas como: ondas de calor, suores noturnos, distúrbios do sono e do humor, problemas de memória e concentração, nervosismo e depressão, problemas ósseos, redução da massa muscular, disfunção sexual, incontinência, aumento de fraturas, doenças cardiovasculares, cancro no sisema reprodutivo e osteoporose.