'Annus horribilis': Ágata obrigada a reinventar-se após divórcio, cancro e prisão do filho
Nestes últimos anos, a popular cantora Ágata enfrentou várias adversidades e controvérsias, que a colocaram perante desafios inimagináveis.
Ágata, 65 anos de idade, não tem tido uma vida fácil. Nestes últimos anos, a popular cantora enfrentou várias adversidades e controvérsias, que a colocaram perante desafios inimagináveis. O mais recente, é a angustiante prisão do filho mais velho, Marco Caneira, condenado pela violação de uma menor, de 14 anos de idade. Mas já lá vamos.
Esta onda de desaires começou a formar-se em 2019, com o fim do casamento com Francisco Carvalho, presidente do Grupo Desportivo de Chaves. Uma separação que aconteceu com estrondo, no meio de traições e acusações várias. "Vim a um programa aqui, o da Cristina Ferreira, em que terei dito que não sabia até que ponto a minha situação com o Francisco estaria boa, se era amor, amizade se o que era, e houve uma amiga minha de Chaves que me ligou e me disse, 'oh Ágata então tu não sabes que ele anda com uma fulana 33 anos mais nova do que tu?' E eu disse que não sabia, que estava a saber agora", acabaria por confessar em conversa com Júlia Pinheiro.
Apesar da polémica, Ágata não condenou o ex-marido e acabou por perdoá-lo. Hoje, garante que são amigos. "Somos seres humanos fracos e sensíveis. Provavelmente, o Francisco estava carente e não soube lidar com a situação. Passámos muito tempo sozinhos, eu cá [Lisboa] e ele lá [Chaves], por motivos pessoais e profissionais. É difícil quando se ama. Eu sempre confiei nele e nunca pensei ter este desfecho", justificou a cantora.
Com o fim do casamento, Ágata regressou a Lisboa para dar início a uma nova vida ao lado do filho mais novo, fruto da relação com Francisco Carvalho. Entretanto, entre 2018 e 2020, a cantora viveu outro embate: o da doença. Diagnosticada com um cancro na bexiga, teve de ser operada com urgência e sujeita a tratamentos de quimioterapia. Conseguiu manter a doença em segredo até estar ultrapassada.
"Foi um grande susto. Quando me foi diagnosticado o tumor, fui operada e durante um ano fiz quimioterapia. Não é fácil, é muito incómodo, mas temos que aprender a aceitar o que o universo nos apresenta", disse na altura, antes de ser obrigada a lidar com o cancro novamente, com a doença a roubar a vida ao irmão. "Todas as palavras são poucas para expressar a minha dor e o amor que sinto na alma. Onde quer que o teu espírito esteja saberá que viverei sempre ligada a ti pelos nossos pais", fez saber.
Por essa altura, já o filho mais velho tinha sido condenado a seis anos de prisão efetiva por violação a uma jovem de 14 anos, mas só em setembro de 2024 Marco Caneira foi detido para cumprir pena de prisão, por um crime de violação de uma menor, de 14 anos, ocorrido nos Açores, em 2016. Ágata sempre clamou pela inocência do filho. "Está a pagar inocentemente e sem provas. Começou tudo muito mal, fomos mal aconselhados. Os meus filhos são pessoas espetaculares, jamais fariam algo para se verem numa situação destas", defendeu durante uma conversa com Cristina Ferreira.
No arranque de 2025, Ágata acabou homenageada na TVI, com muitos eloguios dops sobrinhos Sérgio Rossi e Romana. "Como é que tens a capacidade de te levantar todos os dias depois de todas as coisas que ultrapassas (…) é incrível, tem uma força…", sublinhou a sobrinha.