'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

O fim do mito (Cristiano Ronaldo)

Ronaldo tem um estatuto de lenda que faz dele um dos maiores jogadores de futebol da história. Há até quem entenda que foi o maior futebolista de sempre. Que é o maior embaixador do País, conhecido em todo o planeta, disso não restam dúvidas. Porém, apesar dessa dimensão estratosférica, começa a ser habitual este tipo de situações lamentáveis em redor do grande jogador, que se aproxima do final de carreira.
18 de novembro de 2021 às 12:11
Cristiano Ronaldo, Portugal, Euro 2020
Cristiano Ronaldo, Portugal, Euro 2020 Foto: Getty Images

Quer tenha cumprimentado, quer não, e independentemente das justificações que foram apresentadas para a cena, a verdade é que a situação é triste e lamentável. Ronaldo tem um estatuto de lenda que faz dele um dos maiores jogadores de futebol da história. Há até quem entenda que foi o maior futebolista de sempre. Que é o maior embaixador do País, conhecido em todo o planeta, disso não restam dúvidas.

Porém, apesar dessa dimensão estratosférica, começa a ser habitual este tipo de situações lamentáveis em redor do grande jogador, que se aproxima do final de carreira. Lembramo-nos intuitivamente da braçadeira atirada ao chão, também contra a Sérvia, por exemplo, situação naturalmente enquadrada pela Federação em nome da salvaguarda da seleção, mas que na verdade foi bastante grave.

Agora, no estádio da Luz, uma coisa é a natural frustração pela derrota. Isso é o mais natural possível. Outra coisa bem diferente é a forma como Cristiano Ronaldo tratou o selecionador, e que aliás foi notícia à escala global. Com este conjunto de episódios de grande tensão, CR7 mostra que está em sofrimento acentuado ao ser confrontado com a sua própria limitação humana. Era importante que o entorno do mito futebolístico soubesse ajudá-lo a terminar a carreira com toda a dignidade. Alguém terá essa coragem? Seria um último serviço de Jorge Mendes ao mito eterno do futebol.

PROGRAMAÇÃO - SELEÇÃO SEM NARRADOR 

selecao nacional
selecao nacional

A forma como a RTP tratou a transmissão do jogo Portugal-Sérvia acabou por ser um prenúncio da desgraça que veio a verificar-se em campo. O arranque do direto foi feito sem narração, que só foi retomada após a transmissão do hino da Sérvia, tocado e emitido sem qualquer enquadramento. Antes disso já tinha ocorrido, também sem narração, a homenagem ao guarda-redes Rui Patrício, pela mão do presidente da Federação Portuguesa de Futebol. Um desastre técnico e de operação, da parte da RTP, que antecedeu a desilusão nacional.

INFORMAÇÃO - UM SISMO NA SIC NOTÍCIAS

SIC Notícias
SIC Notícias Foto: SIC

A SIC Notícias estreou um novo formato de análise e conversa. Três convidados logo às 9 da manhã de segunda-feira. Começar o dia informativo com uma conversa a três é uma mudança significativa no conceito do canal. Aos poucos, a SIC Notícias move-se e altera o seu ADN, de canal de notícias para canal de talk shows informativos. Isso pode ser bom ou pode ser mau, dependendo da resposta do público. O problema é que dá a ideia de que está a ser operado um pequeno terramoto no canal, mas que isso eventualmente não resultará de um qualquer pensamento estratégico, mas sim da necessidade de reação tática aos desafios da concorrência.

SOBE - RODRIGO

Rodrigo Guedes de Carvalho
Rodrigo Guedes de Carvalho

Estreou uma narrativa na plataforma Tik Tok, feita de pequenos vídeos, com base na ideia de ensinar a língua portuguesa aos espectadores e internautas. Rodrigo reinventa-se amiudadas vezes na sua carreira, e faz dessa capacidade uma força. Desta vez, porém, a surpresa é grande. O elogio segue pela capacidade de inovar.

SOBE - GABRIELA SOBRAL

gabriela sobral
gabriela sobral

A ficção da TVI dá provas de vida. Mesmo que a complexidade de uma novela seja tão grande que é difícil assacar mérito ou culpa a apenas uma pessoa, a verdade é que essa prova de vida coincide com o regresso de Gabriela Sobral à TVI. Na semana de estreia da nova novela da estação, é importante dar este sinal de reconhecimento. A ficção da TVI está a subir.

 

DESCE - FERNANDO SANTOS

Fernando Santos
Fernando Santos

As conferências de imprensa do selecionador começam a ser subsidiárias do espírito de Paris. O selecionador, em tempos, teve a sorte de prever que ia a uma final e que a ganhava. Parece agora viver desses louros. Dizer que Portugal estará seguramente no Mundial, logo a seguir à derrota contra a Sérvia, seria risível se não fosse apenas absurda.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável