'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Pedro Chagas Freitas
Pedro Chagas Freitas COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mul

Notícia

Queda

Queda: s.f. O mesmo que vida; todos andamos de queda em queda — e é por isso que todos andamos de salto em salto. É o tombo o começo do voo.
14 de maio de 2018 às 22:58
gato, janela, felino, gato à janela
gato, janela, felino, gato à janela Foto: DR

A solidão de um estado de espírito. Vaguear pela casa à espera de um motivo, um só, para outra vez valer a pena. Os gatos a miarem, os olhos perdidos na janela aberta – a tentação do salto no felino branco e cinzento pendurado no vidro. Abrir vezes sem conta a caixa de correio: nada – tudo igual. E a incerteza que paira no ar. O telefone pousado, calado: a certeza de que nada avança. Cede o corpo: braços e pernas cansados de um dia de descanso.

Nada cansa mais do que o descansar de quem não tem com o que se cansar.

Gritar para ver se estou. Gritar para mostrar que estou.

A vizinha de baixo a tocar à campainha, a exigir-me sem palavras um pedido de desculpa. Faço-lhe a vontade. Depois, espero alguns segundos – os suficientes para a ouvir voltar a entrar em casa – e grito ainda mais alto. Até os meus próprios ouvidos se sentirem feridos pela minha própria voz.

Uma guerra de sentidos dentro de mim.

E a vizinha que regressa – que não pode ser; que é uma falta de respeito. Resolvo entrar no jogo. Pergunto-lhe: o que é o respeito? E ela parada, a ver-me perguntar mais uma vez: o que é o respeito? Demora alguns segundos mas sai-se bem da encruzilhada: respeito é o que você não demonstra por mim e pelo meu filho pequeno que precisa de dormir. Digo-lhe que afirmar algo pela negação de outro algo é um argumento inválido dentro das esferas da lógica. Acrescento com a maior das descontracções: game over, perdeu. E fecho com tranquilidade a porta.

Ainda a ouço vociferar palavrões e a bater violentamente na parede. Escrevo num papel que coloco por debaixo da porta: "é bom saber que estou a contribuir para que liberte a raiva que tem acumulada dentro de si. Sempre tive inveja das sanitas: são um recipiente onde toda a porcaria vai parar e jamais se sentem presas a ela. São meros túneis, locais de passagem. Invejo as sanitas desde que me conheço. Grande parte dos problemas da humanidade se resolveria se todos tivéssemos o mesmo poder de encaixe de uma sanita. O meu sonho é ter, um dia, uma personalidade de sanita." Sinto – pelos segundos em silêncio – que ela leu o que escrevi. Depois ouço-a descer as escadas. Ouço também um ligeiro ronronar de choro. Relaxo e consigo finalmente adormecer-me.

Salvar uma vida é sempre um bom motivo para dormir tranquilo.

Queda: s.f. Lição número um do manual; o que sobrevive feliz não é o que não cai (até porque não existe o que não cai); o que sobrevive feliz é o que cai do melhor lado: aquele lado pelo qual te levantas mais rápido. E tu: já descobriste a queda que te assenta melhor?

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de COMO F***DER UM CASAMENTO Manual Prático para Mulheres e para Homens

COMO F*DER UM CASAMENTO  18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

COMO F*DER UM CASAMENTO 18. PASSAR UM DIA SEM UM BEIJO.

Saíste. E nem um beijo. Simplesmente foste. Tinhas certamente muito em que pensar, a empresa, as preocupações, as contas para pagar, os desafios que te esperam, mas foste sem um beijo. Deixaste um até logo distante, que quando foi falado já não estava aqui.
COMO F*DER UM CASAMENTO  15. SER RACIONAL.

COMO F*DER UM CASAMENTO 15. SER RACIONAL.

Eu sei: a culpa é minha. A culpa é minha e desta minha cabeça que não pára de pensar. Que não pára de questionar. Que não pára de querer entender tudo e mais alguma coisa.
COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

COMO F*DER UM CASAMENTO 14. CEDER À PREGUIÇA

CARTA AO PREGUIÇOSO ARREPENDIDO: Meu grandessíssimo burro, como querias tu que a paixão resistisse, que a nossa vida, tal qual a sonhámos resistisse, se simplesmente te deixaste cair na preguiça? Como?
COMO F***DER UM CASAMENTO  11. MAGOAR.

COMO F***DER UM CASAMENTO 11. MAGOAR.

Somos do tamanho do que impedimos em nós para magoar quem amamos. Em mim impeço tudo. Se sei que te pode magoar, paro. Se sei que te pode magoar, respiro, acalmo. E não faço.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável