'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Crime e Literatura

Sherlock Holmes trouxe a ciência para literatura policial. Acrescentando-lhe um método que recuperou de Aristóteles: o método dedutivo
03 de agosto de 2024 às 00:00
Aristóteles
Aristóteles

Como o leitor já deve ter percebido, a Investigação Criminal é filha de vários ventres.

Um deles, reconhecido como dos mais importantes, foi o romance policial, particularmente Sherlock Holmes, personagem criada por Conan Doyle, que começou a ser divulgado a partir de 1887, data da publicação de ‘Um Estudo em Vermelho’, ao qual se seguiria, quatro anos de pois, ‘O Sinal dos Quatro’.

É a época que a euforia cientificista e experimentalista, ancorada no microscópio e na revolução pasteureana, revela um mundo diferente daquele que, até então, se conhecia. Cientistas como Pasteur, que descobriu a raiva, como Roberto Koch que descobriu o bacilo da tuberculose, abriram as portas da Humanidade ao conhecimento dos micro-organismos.

O conhecimento científico nunca mais seria defensivo. Assumir-se-á como o patamar superior do conhecimento, graças aos extraordinários avanços dos saberes no domínio das Ciências Naturais.

Não deixa de ser curioso assinalar que o primeiro trabalho policial de Conan Doyle foi publicado no mesmo ano em que nasceu o Instituto Louis Pasteur.

Como o leitor já deve ter percebido, a Investigação Criminal é filha de vários ventres. Um deles, reconhecido como dos mais importantes, foi o romance policial, particularmente Sherlock Holmes, personagem criada por Conan Doyle, que começou a ser divulgado a partir de 1887, data da publicação de ‘Um Estudo em Vermelho’, ao qual se seguiria, quatro anos de pois, ‘O Sinal dos Quatro’.

É a época que a euforia cientificista e experimentalista, ancorada no microscópio e na revolução pasteureana, revela um mundo diferente daquele que, até então, se conhecia. Cientistas como Pasteur, que descobriu a raiva, como Roberto Koch que descobriu o bacilo da tuberculose, abriram as portas da Humanidade ao conhecimento dos micro-organismos. O conhecimento científico nunca mais seria defensivo. Assumir-se-á como o patamar superior do conhecimento, graças aos extraordinários avanços dos saberes no domínio das Ciências Naturais.

Não deixa de ser curioso assinalar que o primeiro trabalho policial de Conan Doyle foi publicado no mesmo ano em que nasceu o Instituto Louis Pasteur.

Sherlock Holmes trouxe a ciência para literatura policial. Acrescentando-lhe um método que recuperou de Aristóteles: o método dedutivo.Nos inícios do séc. XX, um dos maiores criminalistas de sempre, o Prof. Edmond Locard, ao qual nos dedicaremos no próximo número, publicou um opúsculo intitulado ‘Polices de Roman net Polices de Laboratoire’ onde realça o papel da literatura policial para a sistematização e organização da Polícia cuja a acção se inicia através do uso do laboratório. Segundo este autor, Sherlock Holmes, que mobilizava o conhecimento científico para sustentar as suas célebres deduções, divulgou pelas esquadras e postos de polícia de todo o mundo os métodos e práticas que, na época, eram privilégio de alguns.

.Nos inícios do séc. XX, um dos maiores criminalistas de sempre, o Prof. Edmond Locard, ao qual nos dedicaremos no próximo número, publicou um opúsculo intitulado ‘Polices de Roman net Polices de Laboratoire’ onde realça o papel da literatura policial para a sistematização e organização da Polícia cuja a acção se inicia através do uso do laboratório.

Segundo este autor, Sherlock Holmes, que mobilizava o conhecimento científico para sustentar as suas célebres deduções, divulgou pelas esquadras e postos de polícia de todo o mundo os métodos e práticas que, na época, eram privilégio de alguns.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável