'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Vidocq

Eugéne-François Vidocq é uma das maiores personalidades da Europa moderna, e tornou-se no maior polícia de França, terminando os seus serviços em 1918.
20 de julho de 2024 às 00:00
Eugéne-François Vidocq
Eugéne-François Vidocq

Fugiu de várias prisões, liderou quadrilhas audaciosas, foi um sedutor que percorreu a Europa central em aventuras criminosas incontáveis.Viveu num período conturbado, na ressaca da Revolução Francesa, num tempo em que se forjava o Estado com estruturas institucionais formais. Entre os muitos atributos, foi informador da Polícia e mostra ao então Perfeito da Polícia a necessidade de reformar os serviços que procuram criminosos.

Mestre no disfarce, com uma memória visual de exceção, contribuiu para a captura de centenas de foragidos, de bandoleiros no ativo, ao estabelecer redes de informações informais, convence, graças aos resultados apresentados, Étienne-Denis Pasquier, em 1811, a entregar-lhe a primeira unidade daquela que viria a ser a Sureté National. Constituída por criminosos conhecidos e escolhidos por Vidocq, a nova Polícia iria causar furor em França graças aos inúmeros êxitos alcançados no combate ao crime

O sucesso não se deveu apenas à sua experiência como bandido.

Foi graças a ele que os primeiros rudimentos de informação policial ganharam relevo através da fichagem dos delinquentes. Utilizando modelos antropométricos registou cada criminoso, detalhando aspetos da fisionomia e compleição física, os nomes que usavam e as alcunhas.

É, ainda esse modelo, embora mais sofisticado, que é utilizado pelas polícias de todo o mundo. A ele se deve a ideia dos agentes infiltrados assim como os exames dos locais dos crimes com a utilização de moldes em gesso.

Vitor Hugo afirmou que as duas personagens maiores d’Os Miseráveis, Jean Valjean e o Inspetor Javert se inspiraram em Vidocq.

Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável