É isto que as pessoas inteligentes fazem
Agora vai perceber porque é que o seu amigo não lhe liga assim tanto e não alinha em certos programas.
Quando vê uma pessoa sozinha num restaurante, num espetáculo, num museu ou cinema, muitas vezes, sente pena por pensa que, supostamente, não tem niguém que a acompanhe nos momentos de lazer. E logo imagina que ela será solitária, triste e abandonada.
Mas em vez de fazer julgamentos, talvez devesse até sentir alguma inveja. E sabe porquê? Porque essa pessoa, provavelmente, é bem mais inteligente do que você e está, possivelmente, mais feliz sozinha do que ao lado de alguém. Pelo menos é o que diz um estudo sobre comportamento apresentado no British Journal of Psychology.
De acordo com esta investigação, as pessoas que possuem um QI mais elevado conseguem adaptar-se melhor a círculos de amizades mais pequenos, sentem-se melhores com poucas interações sociais.
Foram analisados 15 mil voluntários, com idades entre os 18 e 28 anos de idade. Todos eles tiveram de responder a vários questionários sobre como se sentiam feliz, relacionado com o lugar onde viviam, e como eram as suas interações sociais.
O estudo concluiu que o impacto negativo de quem vivia em grandes cidades era muito maior (duas vezes mais) entre os indivíduos com o QI mais baixo. E que os considerados mais inteligentes eram menos felizes quando tinham de socializar com mais frequência, mesmo com os próprios amigos.