Estas são as 10 profissões que mais engordam
Veja se o seu trabalho está nesta lista e se lhe está a dar cabo da linha.
Trabalhar também engorda. A combinação do stress com a comida, o cansaço e o sedentarismo, é explosiva para a sua saúde e para a sua linha. Saiba se a sua profissão lhe está a arruinar a boa forma. Segundo uma pesquisa feita pela empresa Harris Interactive estas são as 10 que mais engordam.
1 – AGENTE DE VIAGENSAtender os clientes e realizar os seus planos de viagem gera 2 dos fatores em questão: pressão ou stress para atingir metas de vendas, e sedentarismo, já que em muitos casos, é preciso passar muitas horas sentado.
2 – ADVOGADONesta área, o stress a pressão também são muito comuns. Tal como fazer refeições sem sair do trabalho e em horários desregulados, comer por ansiedade e não ter controle sobre o que é ingerido fazem com que esta seja uma das profissões que mais geram sobrepeso.
3 -ASSISTENTE SOCIALAssim como acontece com os agentes de viagens, os assistentes sociais passam muitas horas sentados e fazem as refeições nas próprias salas. Assim, a mobilidade física é, em geral, mínima.
4 – PROFESSORAlém de dar aulas, o professor precisa de realizar atividades fora da escola: preparar aulas, corrigir provas e trabalhos, dar notas, prestar apoio aos alunos, etc. Isso sem contar com a frustração que muitos sentem com a educação em geral, de acordo com o contexto social em que vivem.
5 - ARTISTA, DESIGNER E ARQUITETOEsta profissão acarreta uma grande irregularidade de horários. Regra geral, estes profissionais trabalham de forma independente e exigindo muito da criatividade, que por si só não tem horário para aparecer. Assim, a alimentação, muitas vezes, deixa de ser uma prioridade, sem falar que muitos permanecem nos seus postos de trabalho enquanto comem. E não esquecer que andam sempre em contra relógio.
6- ASSISTENTE ADMINISTRATIVOEstes profissionais passam muitas horas sentados e sujeitos a ordens. Assim, o stress, a ansiedade e o sedentarismo são uma constante. Comer em frente ao computador é um hábito clássico, mas muito prejudicial.
7 - FÍSICOS E CIENTISTASEm muitos casos, o trabalho intelectual anda de mãos dadas com o sedentarismo. É comum que a ânsia pelo conhecimento prejudique no desenvolvimento de hábitos saudáveis. No entanto, empresas como a NASA, por exemplo, criaram programas para combater o sobrepeso, realizando exercícios laborais.
8 - POLICIAIS E BOMBEIROSÉ a clássica imagem do policial comendo donuts. Mas já se perguntou por que este estereótipo existe? Esta é uma das profissões mais stressantes, logo, comer é um dos escapes preferidos. E quando há ainda o trabalho administrativo, o ganho de peso não é nenhuma surpresa. É claro que, para entrar nesta profissão, os policiais e bombeiros são obrigados a passar por exigentes testes físicos. Mas depois de serem aprovados, alguns acabam por se descuidar com a forma física.
9 - MARKETING E RELAÇÕES PÚBLICASEste é outro trabalho sem horários fixos, o que quer dizer que não existe uma rotina a seguir também na alimentação. É comum ter de comparecer constantemente a eventos em que são servidos petiscos (nem sempre os mais saudáveis) que acabam muitas vezes por substituir um almoço ou jantar.
10 - TECNOLOGIA E INFORMAÇÃOUma profissão que, do ponto de vista do sedentarismo, se parece com a de arquitetos e designers. As horas passadas em frente ao computador são longas e stressantes. Sem contar que o trabalho costuma ir até bastante tarde. E isso acaba por provocar um desequilíbrio nos horários das refeições.