
Os superalimentos obrigatórios que vão melhorar a sua qualidade de vida e que potenciam uma maior longevidade
Se querer viver muitos anos e de boa saúde, há que focar no que realmente importa e a alimentação não pode ser descurada. Saiba o que deve incluir no cardápio.A alimentação tem um impacto profundo na saúde e, segundo os especialistas em longevidade é um dos fatores mais importantes quando queremos viver mais e com qualidade de vida.
Entre os clássicos e alguns alimentos da moda, saiba o que deve incluir na sua alimentação, com impacto direto na sua saúde.
BATATA DOCE ROXA
A Batata doce, especialmente a de cor roxa, é um superalimento com benefícios comprovados para a saúde, fornecendo-nos a dose exata de vitamina A que precisamos diariamente, contendo também vitamina C. Tratando-se de um hidrato de carbono de absorção lenta, vai favorecer a saciedade por mais tempo.
FEIJÃO
Faz parte das dietas centenárias e a verdade é que, segundo Dan Buettner, não devemos menosprezar a sua importância. Ricos em antioxidantes, os feijões vermelhos ou preto devem fazer parte da nossa alimentação diária, com pelo menos meia taça. Baixos em gordura e ricos em fibra, têm mais proteina do que a carne, sendo um dos superalimentos mais ricos que podemos consumir.
PÃO DE MASSA MÃE
Nos últimos tempos, muito se tem falado da massa mãe. Para quem não sabe, trata-se de um pão cujo fermento feito à base de farinha e água, contendo uma ampla gama de leveduras e bactérias benéficas para o intestino. Com excelentes propriedades digestivas, tem um índice glicémico baixo e, segundo o especialista, é uma ótima alternativa ao pão tradicional.
GORDURAS SAUDÁVEIS
Uma boa fonte de gordura é fundamental para o organismo. Fuja das gorduras presentes nos alimentos processados e renda-se às gorduras do bem, presentes, por exemplo, no azeite ou abacate.
VEGETAIS DE FOLHA VERDE-ESCURA
O vegetais com folhas verdes-escuras são os que trazem mais benefícios para a saúde, sendo uma ótima fonte de vitamina A, B e C, fibra e também de cálcio. Da lista fazem parte espinafres, acelga ou couve kale. Use e abuse destes veggies em sopas e saladas.
PROTEÍNA DE ORIGEM ANINMAL
Para ajudar a conservar a massa muscular, é fundamental manter uma alimentação em que a proteína de origem animal esteja sempre presente. Peixe, ovos e carne - desde que não seja vermelha - são excelentes opções. Um estudo realizado no Reino Unido revela, inclusivamente, que mulheres que mantinham já estes hábitos acabaram por ter uma menopausa mais tardia.
FRUTAS FRESCAS E CEREAIS INTEGRAIS
Com o passar dos anos, o trânsito intestinal tem tendência a ficar mais lento, sendo um problema para muitas mulheres na menopausa. A ingestão de frutas frescas e cereais integrais ajudam ao seu bom funcionamento.
FRUTOS SECOS
Avelãs, amêndoas ou nozes são uma excelente fonte de proteína e contêm gorduras monosaturadas, amigas do seu coração. Reduzem ainda a inflamação, sendo também uma excelente fonte de Ómega 3.