Presentes de última hora! 10 livros imperdíveis e que não desiludem para oferecer à sua mãe
Entre novidades e outros mais antigos, deixamos a sugestão de dez romances que a sua mãe vai adorar.
Uma mãe raramente tem muito tempo livre, mas se a sua é das que, quando o tem, se agarra ao romance que tem na mesa de cabeceira e adora passar uns bons minutos a ler, temos algumas sugestões de livros que a vão deixar presa às páginas. São dez imperdíveis, daqueles que não desiludem!
TODOS OS AMANHÃS
Acabadinho de chegar às livrarias, Todos os Amanhãs conta a história profunda e comovente de Amande que, depois de perder o marido e a filha, procura reencontrar-se numa casa no meio do nada. É lá que, através de pedaços de vida deixados pela antiga dona, como os seus diários, que renasce e descobre novas razões para viver.
BAIRRO DAS CRUZES
É outra das novidades do mês de maio. Depois do sucesso do livro Inquieta, a portuguesa Susana Amaro Velho decidiu reeditar o seu Bairro das Cruzes, que tinha sido lançado em 2019 por uma pequena chancela. Reescrito e com cara lavada, conta a história de duas primas tipicamente portuguesas, acompanhando-as ao longo de duas décadas de vida, através da vida num bairro onde todos carregam a sua cruz.
QUEM SAI AOS SEUS
Para quem gosta de sagas familiares, esta pode ser a opção certa! Quem sai aos seus conta a história de uma mãe, aparentemente previsível, que de um dia para o outro desaparece e deixa o marido e os três filhos a tentarem recuperar a sua história de vida para perceberem o que lhe terá acontecido, acabando por descobrir coisas de que nunca suspeitariam.
LIÇÕES DE QUÍMICA
A personagem desta história, Elizabeth Zott, é absolutamente arrebatadora. É uma investigadora que faz carreira nos anos 70, altura em que o mundo da Ciência ainda era dominado pelos homens. Recusando-se a ficar pelo caminho, acaba por ir apresentar um programa de culinária, Jantar às Seis, onde ensina pratos à luz da Química. Cómica, peculiar e revolucionária, a sua história é verdadeiramente inspiradora.
A TATUADORA DE JAIPUR
Numa história bem real da Índia, este livro conta a história de Lakshmi, que aos 17 anos foge de um casamento arranjado e começa do zero em Jaipur, onde faz vida como tatuadora de hena e conquista o sucesso num círculo de famílias abastadas. E tudo parecia correr de feição até que o marido a reecontra, trazendo consigo Rhada, a irmã de Lakshmi, de apenas 13 anos. É então que a sua tranquilidade é perturbada e tudo aquilo que conquistou ameaça ruir.
REBECCA
Trata-se de um clássico, escrito em 1938, mas com uma história tão envolvente que dificilmente algum dia sairá de moda. Conta a história de uma mulher, que se envolve com Maxim e deixa a sua vida tal como a conhece para viver este amor. Mas na nova casa de família, isolada de tudo, vai deparar-se com o fantasma da ex-mulher morta, Rebecca, presente em tudo o que faz.
ALMOÇO DE DOMINGO
Um romance que toma a pulso de Portugal em várias gerações, desde 1931 até aos nossos dias, sob o olhar de uma família. Ao mesmo tempo que se debruça sobre os períodos históricos que marcaram estas décadas, José Luís Peixoto conta-nos as aventuras e desventuras de uma família que tem no patriarca a sua figura central e as reuniões à mesa, nos almoços de domingo, um momento chave.
OLIVE KITTERIDGE
A vida de Olive Kitteridge, uma antiga professora de matemática, é o ponto-chave desta história e é através do olhar desta mulher que ficamos a conhecer os dias de várias personagens que vivem numa pequena localidade do Maine. Com uma personalidade forte e avessa à demonstração de afeto, Olive nem sempre é muito atenciosa para com aqueles que a rodeiam, mas à medida que a história progride também o coração desta mulher amolece...
LÁ ONDE O VENTO CHORA
Kya é uma criança quando vê a mãe abandoná-la. Entregue à sua sorte, passa a viver sozinha num pantanal, fazendo dos animais que a rodeiam e da natureza a sua família. Gozada e desprezada pelos habitantes de uma pacata cidade, torna-se por isso no alvo principal quando um rapaz prodígio é morto precisamente na zona do pantanal onde vive.
O ROUXINOL
Depois de ter visto o marido partir para a guerra, Vianne vê a pacata vila onde vive, em França, ser invadida pelas tropas nazis. E de um dia para o outro vê-se obrigada a viver, com a filha, debaixo do mesmo tecto que um soldado alemão, com tudo o que isso implica, tendo de fazer escolhas dolorosas em tempos difíceis...