"Genocida!" Rei Carlos III insultado e vaiado na Austrália: "Você não é o nosso rei"
O monarca foi confrontado por uma senadora australiana que gritou várias palavras de revolta contra Carlos III, que se encontra em visita oficial na Austrália.
Carlos III encontra-se em visita oficial na Austrália acompanhado da mulher, Camilla, e protagonizou um momento embaraçoso esta segunda-feira, durante uma ida ao parlamento australiano, em Camberra.
No final do discurso do rei, Lidia Thorpe, senadora independente e defensora dos direitos dos povos indígenas australianos, vaiou e gritou várias palavras de revolta contra Carlos III.
"Você não é o nosso rei", começou por dizer, acrescentando: "Este não é o seu país".
"Você não é soberano. Você cometeu genocídio contra o nosso povo. Devolva-nos a nossa terra. Dê-nos o que roubou de nós – os nossos ossos, os nossos crânios, os nossos bebés, o nosso povo (...) Você é um genocida", gritou ainda.
Thorpe defende a criação de uma república através de um tratado assinado com os povos das Primeiras Nações da Austrália.
Esta é a primeira visita de Carlos III à Austrália desde que foi coroado rei e tem sido acompanhada de vários protestos de indígenas e antimonárquicos.
Recorde-se que a Austrália faz parte da Commonwealth; tornou-se uma nação independente em 1901, mas mantém-se uma monarquia constitucional. Contudo, o papel de Carlos III é meramente simbólico.