"Não venham que eu quero ir sozinha": princesa Leonor impõe-se e recusa ajuda de Felipe e de Letizia
Aos 18 anos, a herdeira do trono de Espanha começa a dar mostras de ter uma personalidade tão vincada quanto a mãe, a rainha Letizia.
A princesa Leonor entrou esta quinta-feira, 29, na escola naval de Marín, em Pontevedra, a 32 quilómetros a norte de Vigo, onde deverá ficar nos próximos meses a receber formação da marinha, com mais restrições do que as que tinha na escola militar de Saragoça.
O que saltou à vista neste ingresso é que a herdeira do trono de Espanha não se fez acompanhar nem do pai, o rei Felipe VI, nem da mãe. Diz-se em Espanha que a jovem insistiu em não ter os pais por perto quando entrasse na escola naval, como aconteceu ano passado quando iniciou a sua formação militar em Saragoça. Na altura, Leonor teve a seu lado não só os pais como a irmã mais nova, a infanta Sofia.
A princesa das Astúrias terá insistido na ideia de querer entrar sozinha para mostrar que é uma aluna 'normal', igual a todos os outros cadetes. Leonor vai enfrentar quatro exigentes meses de formação com horários e normas estritas, "em igual regime que os seus companheiros".
Os pais, especialmente Letizia, não terão gostado muito desta tomada de posição da filha mais velha, mas não tiveram alternativa: foram obrigados a respeitar a vontade de Leonor que dá mostras de ter uma personalidade bem vincada.