O retrato de uma mulher discreta: "A Matilde, que namora desde os 17 anos com José Mourinho, que casou há quase 40 anos num dia bonito em Setúbal…"
Quem é a misteriosa 'Tami', a mulher do treinador do Benfica? Eis alguns segredos revelados."Matilde, quero falar de si. E para si. Dizer-lhe, muito sinceramente, que é impressionante e rara. Não imagino o que é viver ao lado de alguém tão mediático, só posso especular", começa assim o 'Postal do Dia' de Luís Osório sobre Matilde Mourinho, mulher do novo treinador do Benfica.
O conhecido escritor continua: "Viver ao lado de quem cobiça o olhar dos outros, de quem é perseguido por câmaras e pessoas que o amam ou odeiam, de gente cheia de generosidade e rebentada de inveja. Como é possível ser tão discreta quando o mundo a condenava à partida a não o poder ser?", questiona Osório.
Mas há mais questões dirigidas diretamente a Tami, nome carinhoso pela qual é conhecida a mulher de Mourinho: "Como foi possível que, tendo uma personalidade forte – é o que me juram – se tenha sempre mantido na sombra, sem qualquer vontade de aparecer, de ser vista, de receber atenções?"
"Sei muito bem a coragem necessária para sobreviver a isto. Talvez as pessoas comuns não imaginem o que é viver anos e anos nisto – a ler o que se publica, as especulações, as tentações, o poder da imagem, do dinheiro, do sucesso em permanência. A Matilde, que namora desde os 17 anos com José Mourinho, que casou há quase 40 anos num dia bonito em Setúbal… a Matilde que tem dois filhos, a sua menina já casada e uma mulher de sucesso, e o João Mário que é da bola como o pai, a Matilde que nasceu em Angola, num país em que o mundo se perdia de tão grande e tudo se relativizava", escreve Luís Osório.
E assume o escritor: "Por tudo isto, é a pessoa que gostava de conhecer. Por ser admiravelmente contra a lógica do mundo. Por ter sempre preferido a profundidade à superfície. Por ter influenciado um dos melhores treinadores da história sem que ninguém de fora do seu círculo a conheça um pouco que seja." E termina: "José tem o seu nome tatuado. Tami. A mulher da sua vida desde os 17 – quando o mundo ainda não sabia que José era “special” e a Tami, tendo disso a convicção, não imaginaria que construiria com aquele aspirante a universitário, todos os sonhos guardados na lâmpada de Aladino."