'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Cristina e o homem só

Dois formatos com potencial muito semelhante opõem Cristina Ferreira a Fernando Mendes. Como se justifica que a liderança de décadas de 'O Preço Certo' esteja em risco tão rapidamente?
24 de março de 2017 às 07:00

Os primeiros dias indicam que Cristina Ferreira vai conseguir dar a volta a Fernando Mendes, e recuperar para a TVI a liderança no acesso ao prime time, entre as 19 e as 20 horas. A acontecer, trata-se de uma vitória muito relevante, porque este é um período que a TVI não disputava desde que uma má decisão acabou com os 'Morangos com Açúcar', em 2012.

A coragem de dar a cara numa batalha tão decisiva como esta, onde Queluz de Baixo não tinha qualquer garantia de sucesso, reforça a prevalência de Cristina Ferreira sobre a estação, e, consequentemente, o poder da apresentadora.

Curiosamente, é essa predominância sobre a máquina do canal que faz a diferença neste duelo de fim de tarde.

Vejamos: o formato de Cristina não é melhor que 'O Preço Certo'; a popularidade de Fernando Mendes não é inferior à de Cristina; ora, se a diferença entre formatos e entre apresentadores não é clara, como é que o líder de um horário há mais de uma década fica com a liderança em risco tão rapidamente?

A explicação é simples: enquanto toda a TVI se mobilizou para apoiar, promover e "levar ao colo" a sua directora de Conteúdos, a RTP limitou-se a produzir uma homenagem que mais parecia de fim de carreira. Ou seja: entre Cristina e o "gordo", a diferença está na estrutura. Uma máquina trituradora, capaz de impor os seus produtos e as suas estrelas em qualquer ambiente, do lado da TVI; contra uma RTP envergonhada pelo sucesso de 'O Preço Certo', e que não protegeu um dos poucos horários onde é (era?) líder. Cristina contra um homem só: eis o verdadeiro duelo das 7 da tarde, com vencedora anunciada.   

Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável