'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues A Grelha da Semana

Notícia

Telejornal já é líder

Em janeiro, o noticiário principal da RTP1 derrota toda a concorrência, no seu horário, de segunda a sexta. SIC e TVI estão a pagar caro erros sucessivos na informação, e em fevereiro o fosso está a aumentar.
17 de fevereiro de 2017 às 16:00

No início do ano, foi aqui antecipado que a crise na informação dos privados iria colocar o Telejornal na liderança. Já está. O noticiário do canal 1 ganhou janeiro no seu horário, com 21,6% de share de segunda a sexta-feira, e continua a subir em fevereiro, com 22%, contra 19,4% da SIC e 19,7% da TVI.

Nos canais derrotados, a desculpa preferida das direcções de informação é o chamado "acesso": a má herança da grelha dá derrota do jornal. Isso não explica tudo.

Veja-se o  fenómeno Portugal em Directo, que arranca da terra e lidera. Deixemos, portanto, as desculpas, e procuremos as causas desta viragem histórica. Na informação, o sucesso depende de três factores: apresentação, alinhamento e conteúdo.

A junção de Adelino Faria ao melhor pivô das televisões em sinal aberto, Rodrigues dos Santos, deu à RTP a necessária renovação geracional de pivôs, com SIC e TVI agarradas a opções conservadoras. No alinhamento, o Telejornal é mais ágil: cada notícia raramente tem mais de minuto e meio, e a linguagem é acessível a todos.

Os grandes dossiers e as reportagens alargadas vão para programas à parte. Mais importante: os conteúdos. Na TVI, o principal problema é a falta de independência. Em momentos-chave, na economia, na política, na justiça ou na finança, o espetador sente o desconforto jornalístico do canal. Já na SIC, o impulso da nova direcção parece esgotar-se, sem deixar semente de inquietação.

Assim sendo, a RTP 1 construiu a imagem de maior independência. Um património valioso, que não pode ser perdido por nenhuma decisão de conveniência.

você vai gostar de...

Mais notícias de A Grelha da Semana

TVI renasce

TVI renasce

O mercado dos generalistas perdeu, nos primeiros 8 meses, perto de 145 mil espetadores.
Fogo e abandono

Fogo e abandono

É esse mesmo abandono que depois fica registado nas inúmeras reportagens em diretos do combate aos fogos.
Fome em Gaza

Fome em Gaza

Em defesa do que resta do prestígio do Estado israelita, é urgente mudar o rumo deste genocídio lento.
Nada mexe na TVI

Nada mexe na TVI

Já agora, no meio da queda generalizada, até é a informação da TVI que dá alguns sinais de vida.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável