'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

Nova vaga

Os números revelam que a pandemia está a ultrapassar os limites em países em que a vacinação é baixa. Ou dizendo de outro modo, em regiões onde a recusa da vacinação teve maior impacto. Mais infetados, mais internados, mais mortos. É o reverso da medalha das manifestações e apelos contra a vacinação. A ignorância a revelar o seu lado mais sinistro, matando mais gente. De tal modo, é grande a tormenta que a Áustria se viu obrigada a interditar espaços públicos a quem não esteja vacinado.
21 de novembro de 2021 às 06:00

As notícias não são animadoras. Pela Europa cresce uma nova vaga de Covid. Deve dizer-se que, por cá, os números também sobem. À memória regressam as imagens do final do ano passado e inícios de 2021. Munidos de uma saber de experiência feito, como escreveu Camões, não deve haver ninguém que não tenha consciência da ameaça que o vírus representa. Todo o cuidado é pouco e aquilo que se exige é bem pouco cuidado: lavar as mãos várias vezes ao dia, manter distanciamento físico e usar máscara em espaços onde existam mais pessoas.

A que propósito surge esta crónica? Exatamente pelos números. Revelam que a pandemia está a ultrapassar os limites em países em que a vacinação é baixa. Ou dizendo de outro modo, em regiões onde a recusa da vacinação teve maior impacto. Mais infetados, mais internados, mais mortos.

É o reverso da medalha das manifestações e apelos contra a vacinação. A ignorância a revelar o seu lado mais sinistro, matando mais gente. De tal modo, é grande a tormenta que a Áustria se viu obrigada a interditar espaços públicos a quem não esteja vacinado.

Hoje, sabe-se mais sobre este vírus que, há dois anos, desconhecíamos. Percebe-se que é bem diferente da gripe. Perpetua-se ao longo do ano, omnipresente, retraindo-se conforme se contraem as restrições, avançando voraz quando abrimos mão de maiores cuidados preventivos. Uma espécie de concertina que abre e fecha conforme a nossa atenção e cuidado.

Dizem os especialistas que, por cá, esta vaga causará menos dano por termos quase 90 por cento da população vacinada.

Talvez tenham razão. Talvez não. Este é o teste que vamos viver para perceber se a vacinação melhorou claramente a resistência da comunidade ao vírus. O inverno está à porta, a gripe já chegou e, pela vossa rica saúde, protejam-se. Nunca é tempo para chorarmos os mortos que ainda não temos.

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Piquete de Polícia

Agressão com amor

Agressão com amor

Juraram e viveram promessas de amor, fizeram de filhos, construíram vidas e, mais cedo ou mais tarde, começa a agressão.
O inferno

O inferno

Os governos, os sucessivos governos, seja qual for a cor da sua bandeira, passam pelos fogos como cão por vinha vindimada.
Afogamentos

Afogamentos

A esmagadora maioria dos óbitos, ocorridos no mar e em rios, acontece em locais sem controlo de vigilância e sem ajuda.
Absolvição

Absolvição

A tese que defendia que ele [Fernando Valente] assassinara Mónica Silva morreu na sala de julgamento.
A Operação Marquês

A Operação Marquês

Tenho ficado perturbado com os comícios que Sócrates gerou à porta do tribunal.
O ataque nuclear

O ataque nuclear

A ameaça nuclear tem como finalidade, mais do que o eventual uso da bomba, o medo.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável