'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Sandro Bettencourt
Sandro Bettencourt Por detrás da Câmara

Notícia

A república dos "macacos"

O crime cometido, à vista de todos, incluindo das autoridades, no passado dia 15 de fevereiro, à porta do quartel dos bombeiros de Guimarães, é, até ao dia em que escrevo esta crónica, um dos maiores atentados à liberdade de expressão,
20 de fevereiro de 2017 às 14:49
Jorge Nuno Pinto da Costa, Tânia Laranjo
Jorge Nuno Pinto da Costa, Tânia Laranjo Foto: Cofina Media

O crime cometido, à vista de todos, incluindo das autoridades, no passado dia 15 de fevereiro, à porta do quartel dos bombeiros de Guimarães, é, até ao dia em que escrevo esta crónica, um dos maiores atentados à liberdade de expressão, num país que vive à luz de um Estado de Direito. 

O roubo do microfone da CMTV e os episódios insanos ocorridos nos dias subsequentes – todos eles de conhecimento público e perpetrados por elementos da claque Super Dragões e enfatizados nas redes sociais pelo seu líder Fernando Madureira, mais conhecido como "macaco" – deveria ser motivo de preocupação para todos os cidadãos, que prezam a liberdade e repudiam o vandalismo; que estimam a verdade em detrimento da mentira; que elegeram para as suas vidas a ordem e não o caos. 

Nunca, em mais de duas décadas de carreira, enquanto jornalista, imaginei ter de assistir a tamanha bizarria e à flagrante impunidade de alguns "macacos" que pelos vistos tomaram o lugar das "bananas" numa República atolada em mecanismos de justiça anacrónicos e enferrujados. 

Como se não bastasse ter ficado privada de realizar o seu trabalho de reportagem, no âmbito de um julgamento onde os arguidos, entre os quais se encontra Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente do FC do Porto, e Antero Henrique, antigo administrador da SAD portista, respondem a acusações de associação criminosa, exercício ilícito da atividade de segurança privada, extorsão, coação, ofensa à integridade física qualificada, tráfico, posse de armas proibidas, etc, a jornalista da CMTV, Tânia Laranjo e a filha têm sido cobardemente ameaçadas, quem sabe, pelos mesmos "macacos" que, longe do seu habitat natural, têm como objetivo erradicar as matrizes do mundo civilizado, transformando-o numa autêntica selva. 

Continuo a acreditar no meu País e acima de tudo em quem o governa e por isso mesmo esta "macacada" só pode ter um desfecho. Até lá, fica o recado: ninguém vai conseguir impedir os jornalistas, sejam eles da CMTV, da SIC, da RTP, ou da TVI, de exercer a sua profissão. Nem mesmo o maior e mais grotesco "gorila".

Leia também
Leia também
Leia também
Leia também

você vai gostar de...

Mais notícias de Por detrás da Câmara

Impossível baixar a guarda!

Impossível baixar a guarda!

Infelizmente basta ligar a televisão ou ler as manchetes dos principais jornais e meios de comunicação online para perceber que as festas ilegais continuam a acontecer de norte a sul do país; que os convívios multinucleares são cada vez mais encarados como autênticas festas de desconfinamento, que o sol, o calor e o mar estão a toldar os sentidos conduzindo-nos para o precipício.
Jornalismo: o "antídoto" para a desinformação

Jornalismo: o "antídoto" para a desinformação

Os jornalistas nunca pararam durante os últimos três meses. Ao lado dos portugueses dignificaram a missão e o compromisso de informá-los ao segundo sobre a Pandemia. Esta crise trouxe consigo a certeza de que a comunicação social é o pilar de qualquer democracia.
Parabéns CMTV!

Parabéns CMTV!

Sete anos depois a CMTV continua na linha da frente com as notícias que marcam a história do país e do mundo. O canal do 'Correio da Manhã' está mais próximo do que nunca dos portugueses na luta contra o Covid-19.
E agora, Ronaldo?

E agora, Ronaldo?

Cristiano Ronaldo vive talvez o maior drama desde que o pai faleceu em 2005. A mãe, confidente e melhor amiga continua internada no hospital depois de sofrer um AVC.
O poder da fé

O poder da fé

Na década de 90 Marco Paulo fintou o destino. A crença, a vontade de viver e servir uma autêntica legião de fãs agarraram-no à vida. Agora não será diferente.

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável