
O tempo passa por nós desenfreado, mas continuo a preservar de forma fresca na memória as viagens ao Porto para entrevistar uma dupla que sempre admirei. Sónia Araújo e Jorge Gabriel estão juntos no pequeno ecrã há praticamente 20 anos – feito inédito na televisão portuguesa – e conseguem conservar os mesmos traços de genuinidade à frente e por detrás das câmaras.
Em todas as entrevistas realizadas nos estúdios da RTP da cidade invicta, a Sónia e o Jorge faziam sempre questão de sublinhar, muitas vezes sem eu perguntar, que não viviam obcecados com as audiências. "Isso são contas de outro rosário", diziam amiúdas vezes de sorriso rasgado.
A dupla fez um pacto que garante continuar inquebrantável: trabalhar em televisão apenas e tão só com o compromisso de servir o público. É evidente que Sónia Araújo e Jorge não vivem totalmente indiferentes aos números das audiências mas, ainda assim, partem para a luta com o pensamento correto.
Todo e qualquer profissional que trabalhe em televisão e no mundo da comunicação social deve, antes de qualquer coisa, não perder o foco nas necessidades e nas expectativas do grande público. Esse é o ponto de partida para o sucesso a médio longo prazo.
Com Cristina Ferreira a cimentar a liderança nas manhãs, eis que acontece algo que merece aplausos. No dia 22 de novembro, ‘A Praça da Alegria’ foi o programa mais visto na televisão portuguesa durante 20 minutos, ultrapassando o formato da SIC.
Na verdade, ao conseguir um share de 19,2 %, o programa da RTP registou o melhor resultado de 2019. No final das contas acabou por ser a 'rainha das manhãs' a vencer com 25,% de share.
Está de parabéns a dupla do norte. A tendência das manhãs acabou por contagiar o resto do dia e a televisão do estado acabou mesmo por chegar ao fim do dia à frente da TVI.
Ser leal, sobretudo com quem trabalhamos todos os dias, é meio caminho andado para o sucesso.