
Mesmo depois de estar divorciada Fátima Lopes não esconde o sorriso. Perto da família, entre amigos ou nos corredores da TVI, a apresentadora vive cada segundo com intensidade. Sempre foi assim, desde que a conheço. E essa é uma das facetas que mais aprecio nela.
Mas, à semelhança de tudo o que tem conquistado, o positivismo e a leveza com que enfrenta as maiores agruras da vida, são estados de espírito que não lhe foram entregues de mão beijada pelo destino. Conhecia-a guerreira, pertinaz, acompanhei-a em bons e maus momentos na saudosa Comunicasom do meu querido amigo Manolo Bello e aprendi com ela que o sorriso é de facto uma benção, um privilégio do qual devemos usufruir e abusar todos os dias. Nessa altura, tal como hoje, era uma motivadora nata.
Recordo-me com detalhe de algumas conversas que mantinhamos, em grupo, no bar da Milocas (que saudades das tuas iguarias), e da forma como nos incentivava a cultivar as boas energias. "Devemos sorrir sempre! Até para as pessoas que não conhecemos e com as quais nos cruzamos na rua", dizia Fátima Lopes amiudadas vezes.
Em entrevista ao site flash.pt Fátima diz-se "maravilhosa" na nova fase da vida. E eu acredito. Casada há 12 anos com o enfermeiro Luís Morais, surpreendeu até os amigos mais chegados ao avançar para o divórcio. Não estava à espera desta ruptura, confesso, mas soube, desde que a separação se tornou pública, que seria, mais uma vez, de sorriso rasgado que Fátima iria enfrentar este obstáculo.