Vamos controlar as finanças? 10 dicas para conseguir fintar a inflação e poupar em 2023
Com o aumento de preços generalizado, pequenas estratégias e mudanças de comportamento podem ajudá-lo a fazer face à nova realidade e a poupar dinheiro. O ideal é não perder tempo e começar logo no primeiro dia do ano.
O primeiro dia do ano é o momento ideal para pôr em prática aquilo que há muito quer mudar. Aproveite o espírito de mudança para contar alguns obstáculos como a inflação e faça com que o seu dinheiro dure mais com a ajuda das principais dicas deixadas por especialistas em finanças pessoais.
1. PLANEAMENTO FINANCEIRO
Se só agora está a entrar neste mundo das poupanças, saiba que definir uma estratégia é muito importante. Nesse sentido, há que ter a total noção do que recebe e daquilo que anda a gastar para, no futuro, saber onde pode fazer cortes e rentabilizar o seu dinheiro.
2. REGISTAR TUDO
Através de um caderno, aplicação de telemóvel ou excell está na hora de registar tudo aquilo que ganha e que gasta. Comece por assinalar todas as fontes de rendimento e passe depois para os gastos fixos. Por fim, ao longo do mês, aponte todas as suas compras. Desta forma, e com o passar do tempo começará a ter uma real noção de para onde vai o seu dinheiro e onde pode aealhar.
3. PLANEAR REFEIÇÕES
Fazer um planeamento semanal das refeições permite-lhe um maior aproveitamento dos ingredientes e também uma melhor gestão das compras no supermercado. Desta forma, evita o desperdício e ainda faz com que tenha sempre a ideia da marmita que irá levar para o trabalho, de forma a evitar gastos supérfluos com refeições fora.
4. LEVAR LISTA PARA O SUPERMERCADO
Ir ao supermercado sem uma lista do que precisa pode fazer com que ceda às compras por impulso e gaste o dobro do estipulado. Se se mantiver fiel apenas àquilo que necessita será muito mais fácil controlar os seus gastos no supermercado.
5. NÃO CEDER ÀS COMPRAS POR IMPULSO
Se tiver uma real noção do seu orçamento, saberá exatamente o que pode ou não comprar e, desta forma, evitar as compras por impulso que fazem, muitas vezes, com que o plano estipulado resvale. Cumprir o que planeou é essencial para conseguir poupar.
6. MODERAR A UTILIZAÇÃO DO CARTÃO DE CRÉDITO
O cartão de crédito pode ser muito útil, mas também facilita as compras por impulso. Evitar a sua utilização, principalmente para aquelas compras de que não necessita poder fazer milagres pelas suas economias.
7. DEIXAR O CARRO EM CASA
Se ainda vai de carro para o trabalho e tem alternativas, está na altura de pensar seriamente em adotá-las. Desta forma, poupa em gasolina, parquímetro, o que pode fazer toda a diferença num orçamento mensal.
8. MUDANÇAS EM CASA
Em casa, há pequenos comportamentos que pode adotar e que o vão fazer poupar nas contas de eletricidade, água e gás e também ser amigo do ambiente. Mudar para lâmpadas económicas, aproveitar a água que corre antes de se tornar quente no banho, desligar as luzes quando não está naquela divisão, entre outros pequenos gestos, vão fazê-lo poupar.
9. SIMPLESMENTE... POUPAR
Além da poupança adjacente da mudança de comportamentos na sua vida, há que estabelecer um plano de poupança mensal. Especialistas alertam para que o mais fácil para começar é seguir a regra dos 50, 30, 20, ou seja, 50 por cento do rendimento é para cobrir despesas fixas, 30 por cento para outros gastos e os restantes 20 por cento serão para ser poupados.
10. DISCIPLINA
Apesar de parecer fácil, nenhuma das dicas anteriores funciona sem consistência. Por isso, os especialistas em finanças pessoais alertam para que manter-se fiel ao definido é meio caminho andado para ter sucesso. E se tiver alguns deslizes pelo caminho, não desista: faça marcha-atrás e regresso à estratégia estipulada.