O 'arrependimento' de Nuno Markl, que continua a sua “longa recuperação” do AVC
O radialista e humorista, que ainda está internado no hospital, desabafou sobre o devia ter feito diferente na sua vida e fala de um "Nuno Markl antigo".Foi no dia 20 de novembro de 2025 que Nuno Markl, de 54 anos de idade, sofreu o primeiro Acidente Vascular Cerebral (AVC), hemorrágico, tendo sofrido um segundo, isquémico, pouco tempo depois. O humorista e radialista continua internado a recuperar e na sua cama de hospital tem tido muito tempo para pensar no que lhe aconteceu e no que poderia ter feito de diferente.
Markl faz questão de ir partilhando, nas redes sociais e também nas emissões da Rádio Comercial, pormenores do seu estado de espírito e da dura batalha para reverter as sequelas do AVC. E foi numa dessas partilhas, na sua conta de Instagram, que desabafou sobre um certo arrependimento em relação à forma como geriu a sua vida e, sobretudo, como cuidou da sua saúde, que foi ficando sempre em segundo lugar.
O desabafo aconteceu na sequência de mais um livro lido. "E, de repente, um gajo português, em 2026, num quarto de hospital na longa recuperação de um AVC, sente que uma monumental aventura de vingança escrita em França, no século XIX, foi escrita para si. É este o poder dos livros. Nunca tinha lido ‘O Conde de Monte Cristo’, mas se calhar li-o na altura certa", começou por dizer o radialista.
A leitura tem, de resto, sido uma das ‘salvações’ de Nuno Markl durante os meses passados no hospital. "Mergulhei nestes dois volumosos tomos e vivi décadas em dez dias, no mais metódico, milimétrico, filosófico e paciente plano de vingança. E paciência e método tem sido a minha vida desde o fim de novembro", confessou, para depois assumir: "A minha aventura é diferente. Não tenho ninguém de quem me vingar, no entanto; talvez do AVC, ou do Nuno Markl antigo, o que descurou a saúde e viveu para o trabalho. 'Aguardar e ter esperança', diz Edmond Dantès, numa carta que tomo como um pouco endereçada também a mim. Bateu muito certo".
Uma coisa parece certa: o Nuno Markl novo vai dar prioridade à saúde. "Em miúdo, Alexandre Dumas divertiu-me deveras com ‘Os Três Mosqueteiros’; mas na idade adulta, com o Conde, deu-me um banquete de sentido da vida. Feliz por ter voltado a ler com este apetite", concluiu o humorista.